Dicionário E.L.F.

Este é um dicionário para os E.L.F. que acompanham tudo sobre o Super Junior, mas que ainda ficam na dúvida quando aparece algum termo que não conhecem.

Com várias notícias sendo traduzidas vários termos e conceitos que são usados repetidamente, com isso, esperamos ajudar os fãs do Super Junior e outros grupos a obter uma melhor compreensão de frases que são frequentemente utilizadas no K-pop.

Se você quiser nos ajudar com um termo que não está aqui, envie um e-mail para contato@suju.com.br e nos dê a sua dica, pois este dicionário será atualizado sempre!

# | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


#

20’s Choice Awards – Uma premiação anual organizada pela MNET (geralmente durante o verão). Todos os prêmios são decididos pelos eleitores.

4D – 4 Dimensional, alguém que parece estar vivendo em seu próprio mundo ou dimensão e tende a age de forma estranha ou esquisita. Em diversas enquetes, HeeChul foi escolhido como a melhor estrela 4-dimensional.

5 Year Curse – A maldição dos 5 anos é uma superstição de que os grupos populares enfrentarão dificuldades graves ou dissolução em seu quinto ano depois de estrear. Muitos grupos foram afetados pela suposta maldição, sendo simplesmente coincidência ou não. Super Junior é um dos grupos listados por ter passado por esta “maldição”, já quem em 2010 HanGeng e KiBum já não estavam mais no grupo.


A

Abs – Linhas abdominais fortemente definidas.

Aegyo (애교) – O ato ou capacidade de exibir fofura. SungMin é considerado o “rei do aegyo” no Super Junior.

All- kill – Termo usado quando um artista tem a música ou álbum no primeiro lugar na maioria dos sites de download de música legais simultaneamente, como Melon, Soribada e outros. Um all -kill em um gráfico no dia de um novo lançamento é normal para os grupos mais populares.

Angels – Nome do fandom de LeeTeuk. Nome foi escolhido porque ele é apelidado de anjo.

Anti-fã – É uma pessoa que expressa odio por uma celebridade.


B

Babo (바보) – Significa Idiota, tolo.

Backstage – Bastidores

Bagel Boy / Girl – Uma maneira de descrever como uma pessoa parece. “Bagel” é a combinação das palavras “cara de bebê” e “corpo glamoroso”. Para os homens, é usado o termo para ” “corpo gladiador”.

Black Ocean – Forma de protesto em que as pessoas se vestem de preto, não usam ou apagam lightsticks durante uma apresentação.

Bias – O membro favorito de um grupo.

Big 3 – O nome para as três maiores gravadoras de entretenimento no K- Pop: SM Entertainment , da YG Entertainment e JYP Entertainment.

Boy in City – Nome da série de photobooks do Super Junior com um ensaio fotográfico em diversas cidades.

C

Camomile – Nome do Fandom do KangIn. O nome foi escolhido porque as fãs seriam a camomila que acalma ele.

CEO – Sigla para Chief Executive Officer, que descreve o Presidente Executivo.

CF – Comercial de TV. A sigla se refere ao termo “Commercial Film” (Filme Comercial).

Chant – Grito de guerra que os fãs cantam durantes as peformances dos grupos.

Chart – Gráfico de vendas.

Chingu (친구) – Significa amigo, geralmente com a mesma idade, onde não é necessário usar tratamento formal.

Chocoball – Clube liderado por HeeChul. Todos os membros têm Tipo Sanguíneo AB e foram pessoalmente convidado por ele para participar. Os membros atuais são: Hongki (FT Island), Jonghun (FT Island), Jungmo (TRAX), Simon D (Supreme Team), Junhyung (BEAST), Jia (Miss A), Jang Geun Suk, Mithra Jin (Epik High), Jo Sung Mo, Sangchu (Mighty Mouth), Nassun, e outros.

Chocolate Abs – São ABS fortemente definidos, como blocos de chocolate.

Chuseok – Celebração “Festa da Colheita”, semelhante ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Clouds – Nome do fandom do YeSung. O nome foi dado porque parte do nome dele significa nuvem.

Comeback – Quando um grupo retorna com uma música nova que irão promover nos programas musicais.

Comeback Stage – A primeira apresentação em um programa de música para a promoção de uma nova faixa-título ou single. Um artista normalmente tem um desempenho comeback especial em cada um dos programas musicais. Durante essa etapa, eles geralmente são autorizados a performar uma segunda música.

Couple – Casal, par, dupla. Os couples do Super Junior são muito conhecidos e shippados pelos fãs. Só o Super Junior tem 78 couples possíveis (todos entre os membros do grupo apenas).


D

Daebak – Significa “grande vitória” ou “grande sucesso”.

Daesang / Bonsang – Prêmios. O prêmio “bonsang” é dado a uma série de melhores artistas do ano e o “daesang” só é dado ao melhor artista do ano. Essencialmente, o “bonsang ” é uma indicação para ser capaz de ganhar o “daesang”.

Debut – Quando um grupo é lançado na indústria musical, uma estreia.

Digital Single – O single digital, é a faixa que só está disponível através de um download online.

DJ – Abreviação de disc jockey, é aquele que toca músicas e apresenta um programa de rádio. Ex. RyeoWook no SuKiRa.

Dongsaeng (동생) – Significa “irmão mais novo”, ele pode se referir a um irmão de sangue verdadeiro, ou um amigo próximo a quem você trata como um irmão mais novo. A palavra pode ser aplicada a ambos os sexos.

Drama – Conhecido também como dorama, ou k-drama são séries coreanas com uma média de 16 capítulos que vão ao ar uma ou duas vezes por semana. Alguns membros do Super Junior participam de diversos dramas como protagonistas ou personagens secundários.

Dream Concert – É um dos maiores concertos anuais na Coreia, tendo muitos dos maiores nomes do K- Pop aparecem no mesmo palco.


E

E.L.F – Sigla de “Ever Lasting Friend”, é o fã-clube oficial de Super Junior. Sua cor oficial é Azul Safira perolada. Considerado um dos fã-clubes mais influentes devido a seu tamanho e demonstrações de poder contra a SM Entertainment e outros fanclubes. É notável por ter adquirido 50.206 ações (0,3%) de SM Entertainment em 2008 de modo a ter influência legal SM Entertainment.

ELFish – Nome do fandom do DongHae. O nome foi escolhido porque é uma junçao de ELF + fish, porque o apelido dele é peixe.

EunHae – Nome para o couple EunHyuk e DongHae. Considerado um dos couples mais populares do grupo devido a sua demostração de relacionamento afetuoso, proximidade de idade, e papéis no grupo (sendo ambos principais dançarinos, rappers principais e vocalistas de apoio).

EunTeuk – Nome do couple EunHyuk + LeeTeuk.

Eye-Smile – Uma característica facial popular que que tem a curva dos olhos na forma de lua crescente enquanto sorri.


F

Fanart – Ilustrações ou edições feitas por fãs.

Fancam – Vídeos gravados por fãs de concertos ou eventos nos quais o ídolo aparece.

Fanchant – São palavras cantadas pelos fãs para apoiar os artistas durante uma música em particular e são muito comum no Kpop. Os fanchants são criados para seguir a melodia, e os fãs gritam as palavras durante uma parte da música na maioria da vezes, quando os artistas não estão cantando para não atrapalhá-los.

Fã Clube – Fã clubes oficiais e não-oficais são criados para reunir fãs e organizar projetos para apoiar os artistas.

Fan Colors – São cores específicas utilizadas pelos fãs para mostrar apoio ao seu grupo ídolo ou cantor solo. As cores são escolhidas pela empresa de entretenimento.

Fandom – Fã clube. É uma palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado grupo em particular. O fandom do Super Junior é o E.L.F.

Fanfics – Histórias escritas por fãs que envolvem e incorporam integrantes do grupo como personagem e, às vezes, outras personalidades do K-pop.

Fanlights – São aquelas luzes em bastão ou formas diferentes que acendem e são usadas por fãs em eventos ou concertos.

Fanmeeting – Evento em que os ídolos falam com os fãs, dão autógrafos, recebem presente, etc.

Fansigning – São eventos em que os ídolos só dão autógrafos.

Fighting – Forma de incentivo a alguém, que significa lutar ou força.

Flower Boy – É um homem que é considerado geralmente um pouco atraente e feminino no rosto.

Flop – Termo usado para dizer que um grupo ou membro não é popular.

Full Album – Um álbum completo geralmente contém 12 músicas de canções.


G

Gamers – Fandom do KyuHyun. O nome foi escolhido porque ele gosta de jogos (game).

Gaon Chart – É uma das paradas musicais na Coreia. Criado em 2009 para ser a versão da Oricon no Japão e na Billboard nos Estados Unidos.

Conta a de vendas de álbuns físicos e digitais, contabilizando todas as cópias que foram enviadas para as lojas para serem vendidas.

Gayo – Música, canção.

Gayo Daejeon – Festival de música. É um termo comumente usado referindo-se aos festivais de música de fim de ano da SBS, KBS e MBC.

Gengfan ou Gengster – Nome do fandom do HanGeng. O nome foi dado por que gengfan significa “arroz do Geng” e é um trocadilho com a palavra fan.

Goodbye Stage – A última apresentação em um programa de música antes de terminar as promoções de uma canção/álbum.

Golden Disk Awards – Premiação anual apresentads pela Associação da Indústria de Música da Coreia. É considerado o “Grammy Coreano”.


H

Hallyu – A onda coreana. É o termo utilizado para o aumento da popularidade da cultura coreana em todo o mundo.

Hanbok – Roupa tradicional coreana. Muitas vezes, é caracterizada por cores vibrantes e linhas simples , sem bolsos. Muitos ídolos costumam ter sessões de fotos vestindo hanboks para o Chuseok.

HanChul – Nome do couple HeeChul + HanGeng.

Kamsamnida (감사합니다) – Significa Obrigado. Usado em linguagem formal.

HaeMin – Nome do couple DongHae – SungMin.

Haesung – Nome do couple DongHae + SungMin.

HeeMin – Nome do couple HeeChul + SungMin.

HeeSica – Famosa imitação que HeeChul fez de Jessica do Girls Generation feita no programa Intimate Note.

Hoobae (후배) – Um júnior com menos experiência em uma determinada área. A idade não é necessariamente um fator para isso.

Hwaiting (화이팅) – Conhecido também como Fighting. É uma expressão para alegrar ou mostrar seu apoio a alguém.

HyukMin – Nome do couple EunHyuk + SungMin.

Hyung (형) – Significa irmão mais velho e é utilizado exclusivamente pelos meninos para um menino mais velho do que eles.


I

Idade no calendário coreano – O sistema idade coreana começa com ser “1” no nascimento. Além disso, independentemente da data de nascimento exata, as pessoas são consideradas um ano mais velhas, logo que um novo ano começa. Na contagem coreana eles consideram as crianças já nascem com 1 ano, e completam anos não na data do seu aniversário, mas na data do ano novo lunar (que não coincide com o ano novo ocidental, normalmente cai por volta de fevereiro/março). Por isso na Coreia eles são considerados tendo 1 a 2 anos a mais.

Idol – Termo geral para jovens artistas de K-Pop . O que os diferencia dos cantores normais é que eles também são treinados para fazer outras coisas, como atuar, ser modelo, MC, DJ e dançarino.

Inkigayo – Um programa de música ao vivo que vai ao ar todos os domingos às 15:50 KST em SBS. Seus troféus são chamados de Mutizen Awards.


J

Jewels – Nome do fandom do EunHyuk. O nome foi escolhido porque ele se intitula o “garoto jóia” do Super Junior. “Eun” significa prata.

Jib – Álbum. É um termo usado para se referir ao álbum completo do grupo.


K

K-Pop – Música pop Coreana.

K-Popper – Fã de música pop coreana.

KangChul – Nome do couple KangIn + HeeChul.

KangTeuk – Nome do couple de LeeTeuk e KangIn dado por fãs. Geralmente considerado como o pai e a mãe do grupo.

KiHae – Nome do couple KiBum + DongHae.

KST/strong> – Abreviação de Korea Standard Time, que significa Horário Padrão da Coreia

KyuHae – Nome do couple KyuHyun + DongHae.

KyuHyuk – Nome do couple KyuHyun + EunHyuk.

KyuLine – Grupo de pessoas que KyuHyun considera ser seus amigos mais próximos. Atualmente os membros consistem de Changmin (TVXQ), Jonghyun (CN Blue) e Minho (SHINee).

KyuMin – Nome do couple KyuHyun + SungMin.

KyuTeuk – Nome do couple KyuHyun + LeeTeuk.

KyuWook – Nome do couple KyuHyun + RyeoWook.


L

Lee Sooman – Fundador da SM Entertainment. Ele não é mais o CEO da SM Entertainment e é atualmente o chairman (Presidente do Conselho de Adminstração), o executivo mais importante da empresa.

Líder – Membro do grupo que é nomeado como líder, ou seja, aquele que os guia ou representa, sendo escolhido pela idade sendo o mais velho ou por outro quesito aleatório.

Lightstick – São aquelas “lanterninhas” em formato de bastão ou outros que os fãs utilizam em concertos ou eventos.

Line – Termo dados as pessoas que nasceram no mesmo ano.Ex: LeeTeuk e HeeChul fazem parte da 83line (nascidos em 1983).

Look – Visual.


M

M!Countdown – É um programa musical que vai ao ar toda quinta-feira às 06:00 KST na Mnet. No final de cada programa, um vencedor é anunciado através de pontuações (scores).

MAMA – É uma cerimônia de premiação anual criada pela Mnet onde os fãs votam em várias categorias.O nome é um acrônimo da frase “Mnet Asian Music Awards”.

Maknae (막내) – O membro mais novo de um grupo.

MC – Abreviação de mestre de cerimônia, é o apresentador de um evento ou programa de televisão. Ex.: KangIn é o MC do programa Show Champion.

me2day – Uma rede social que foi criado na Coreia.

Mini Album – Geralmente contém até 6 faixas novas, contando com faixas remixes ou instrumentais. É o um meio termo entre lançando um single e um álbum completo.

MinWook – Nome do couple SungMin + RyeoWook.

Mitang ou Honey – Nome do fandom do ZhouMi. Mitang significa mel (em inglês honey) e o Mi em Mitang é escrito com 觅 que é o Mi do nome do ZhouMi

MR Removed – O MR Removido é uma música que teve seu apoio musical removidos para que apenas a voz do cantor seja ouvida. Eles podem ser usados para ouvir o quão bem um cantor pode se apresentar ao vivo.

Music Bank – É um programa musical que vai ao ar toda sexta-feira às 17:50 KST em KBS. No final de cada programa, um vencedor é anunciado através de pontuações (scores). Todas as performances são garantidas para ser ao vivo.

Music Core – Conhecido também como Show! Music Core, é um programa musical que vai ao ar todos os sábados às 04:20 KST na KBS. Ao contrário dos outros programas de música, o Music Core não anuncia um vencedor no final. Todas as performances são garantidas para ser ao vivo.

Musical – É uma apresentação ao vivo no teatro onde o drama avança através de música, canções ou (em alguns casos) a dança.

Mutizen – Prêmio dado ao vencedor do Take 7, no final de cada Inkigayo. A palavra é uma junção das palavras “música” e “internauta”, que representa o fato de que o prêmio é amplamente representativo das opiniões de Netizen em relação à música. As regras do Inkigayo afirmam que cada artista só pode ganhar três prêmios Mutizen por ciclo promocional antes de ser dada Triple Crown e retirado da competição.

MV – Vídeo Musical.


N

Netizen – É uma combinação das palavras inglesas “Internet” e “Citizen” (cidadão), ou seja, é o internauta, particularmente em chats, comentários e votações. Os netizens coreanos são populares por serem capazes de achar qualquer coisa.

NG – Sigla de “no good”. É usado para filmagens, quando um take não fica bom e não pode ser aproveitado no trabalho final.

Noona, Nuna ou (누나) – Significa irmã mais velha e é utilizada exclusivamente pelos meninos para uma menina mais velha do que eles. Também é usado para namorada em um relacionamento onde a menina é mais velha.

Noraebang – Karaokê.


O

Only 13 – Only 13 foi um movimento criado por ELFs contra a existência de novos membros no Super Junior e são contra Henry e Zhoumi.

Oppa (오빠) – Significa irmão mais velho e é usado exclusivamente por meninas para um menino mais velho. Ele também pode ser usado para namorado numa relação em que o rapaz é mais velho.

Oppar – uma forma bastarda da palavra coreana “oppa”, que originalmente apareceu em uma comunidade no Live Journal e de lá se espalhou por todo o resto da comunidade internacional K-pop.

OST – OST são as Originals Soundtrack, ou seja, as trilhas sonoras originais de dramas e filmes.

OTP – Abreviação de One True Pairing (“Um Verdadeiro Casal”/”Único Casal Verdadeiro”).


P

Pedo-Noona – Uma junção das palavras “pedofilia” e “noona”. É usado fãs internacionais para se referir aos fãs do sexo feminino que seguem ou são atraídos pelos ídolos masculinos mais novos.

Performance – Apresentação, atuação ao vivo.

Pre-Debut – Antes da estréia, Trainee que estão a espera da sua estreia no mundo artístico.

Petals – Nome do fandom do HeeChul. O nome foi dado porque as pétalas são o que protege a flor das agressões externas e a flor não vive sem as pétalas e vice-versa. A flor no caso é ele.

Photobook – Livro / Álbum com sessão de fotos.

Photoshoot – Sessão de fotos.

Prom15e to 13elieve, 10ve & Prot3ct – É um movimento criado por ELFs para mostrar seu apoio a todos os membros do Super Junior. Significa “Prometer acreditar, amar e proteger” com os números em referencia ao número de membros ativos no grupo em 2010 e aqueles que não estavam mais.

PV – É o termo usado para vídeo musical no Japão, com o significado de vídeo promocional.


Q

QMi – Nome do couple Kyuhyun + ZhouMi.


R

Repackaged – Quando um álbum completo é relançado com uma nova faixa-título, além de outras faixas e remixes. Normalmente é lançado logo após o término das promoções para a primeira faixa-título.

Rookie – Um cantor ou grupo recém-lançado, novo. Eles geralmente carregam o rótulo de ser um “rookie” por cerca de um ano.

Ryeosomnias – Fandom do Ryeowook. O nome foi escolhido em referência a um dos solos dele, chamado “Insomnia”.


S

Samchon Fans – “Fãs Tios”. São fãs de um artista, apesar de ser um pouco mais velhos. Eles são geralmente conhecidos por ter uma capacidade maiores gastos devido a ter empregos regulares.

Saranghae – Eu te amo. Informal.

Saranghaeyo – Eu te amo.

Sasaeng – É uma pessoa excessivamente obcecada pelo artistas. É semelhante ao termo “perseguidor”. São fãs que investigam detalhes pessoais dos ídolos e intrometem-se de uma forma ou de outra na sua vida privada.

Selca – É uma combinação das palavras “eu” e “câmera”, é uma auto retrato, conhecido também como selfie. Geralmente é feita diante de um espelho. Estrelas tendem a postar estas fotos em suas contas em redes sociais.

ShinFriends – Nome do fandom do ShinDong. O nome é auto-explicativo, significa amigos do Shin e também é o user dele no Twitter.

Shippar – Achar que dua pessoas combinam como EunHae (DongHae + EunHyuk).

Showcase – Apresentação para divulgar um grupo ou artista. Consiste de um pequeno concerto e interação com fãs e repórteres.

SiBum – Nome do couple SiWon + KiBum.

SiChul – Nome do couple SiWon + HeeChul.

SiHae – Nome do couple SiWon + DongHae.

SiHan – Nome do couple SiWon + HanGeng.

Single – É uma canção considerada viável comercialmente o suficiente pelo artista e pela companhia para ser lançada individualmente, mas é comum que também apareça num álbum.

Siwonest – Nome do fandom do Siwon. O nome é auto-explicativo, pois na verdade mostra que a pessoas é muito fã de Siwon. O “est” vem do superlativo em inglês.

SMTOWN – Outro nome para os artistas da SM Entertainment como um grupo. É também o nome para a sua grande turnê, que apresenta todos os artistas da agência.

Snowers – Nome do fandom do KiBum. O nome foi escolhido porque o apelido dele é Branca de Neve.

Sub-unit – Ou sub grupo, é um pequeno grupo formado por membros de um grupo maior para um lançamento da música ou projeto. Ex.: Super Junior-M, Super Junior-KRY, etc.

Sunbae (선배) – Ou sênior, é alguém com mais experiência do que outro em uma área. A idade não é necessariamente um fator para este termo.

Sunbaenim (선배님) – Uma maneira educada de dizer “sunbae”.

Super Generation – termo usado por fãs de Super Junior e Girls’ Generation que gostam de ver os membros de ambos os grupo juntos.

Shisus – Uma brincadeira com o nome Jesus usada por fãs para se referir a SiWon por causa de sua extrema religiosidade.

Skinship – Junção das palavras inglesas “pele” (skin) e “relacionamento” (relationship), é geralmente usado para se referir ao toque pele-a-pele entre duas pessoas (geralmente do sexo oposto, mas não sempre) em um contexto romântico ou sexual.

SM Entertainment – Empresa / agência responsável pelo Super Junior, é uma das maiores e mais poderosas empresas de entretenimento na Coreia. Fundada em 1995 por Lee Soo Man, também é conhecida como “SMTOWN”.

Stalkear – Vem do termo inglês “Stalking” (perseguição persistente) que no K-pop é usada para descrever os fãs que seguem cada passo dos idols.

Strings – Nome dado ao fandom do Henry. O nome foi escolhido em referência às cordas do violino dele.

Super Show – Nome dado a turnê do Super Junior. A cada nova turnê, o respectivo número é adicionado. Ex. Super Show 5 (quinta turnê)

T

TeukChul – Nome do couple LeeTeuk + Heechul.

TeukMin – Nome do couple LeeTeuk + SungMin.

Title Track – Ou faixa título, é a principal canção promovida em um álbum ou single. Esta é a canção que vai ter um vídeo musical e performances em programas musicais.

Trainee – Termo para um cantor durante seus anos de formação. A pessoa é considerada um trainee até fazer a sua estreia oficial. O tempo de treinamento varia, mas é geralmente por mais de dois anos.

Triple Crown – Nome do prêmio, quando a canção de um artista ganha três semanas no programas de música M! Countdown e Inkigayo. A música é, então, “aposentada” e não pode ganhar novamente. No Music Bank não tem um limite de vitória.

Trot – Gênero de música pop coreana, e é reconhecida como a mais antiga forma de música pop coreana. O Super Junior-T é um sub grupo inspirado neste gênero.


U

Unboxing – É a “abertura” de produtos registrada através de fotos ou vídeos. Surgiu a partir de consumidores de produtos de alta tecnologia que resolveram comentar sobre seus produtos recém adquiridos e acabou sendo utilizada por diversos tipos de consumidores.

Unni (언니) – Significa irmã mais velha. É usada exclusivamente por meninas para uma menina mais velha.

Ultimate – Modo de dizer que o membro de um grupo é o seu favorito entre todos do grupo ou de vários.


V

VitaMins/Mings – Nome do Fandom do Sungmin. O nome do fandom foi escolhido porque ele seria como uma vitamina pros fãs e contém parte do nome dele.

V -Line – Um rosto oval fino que fica mais estreito chegando ao queixo.


W

Weibo – É um site de microblogging muito utilizado pelos chineses. Vários membro do Super Junior possuem contas no Weibo

WonKyu – Nome do couple SiWon + KyuHyun.

WonMin – Nome do couple SiWon + SungMin.

WookMin – Nome do couple RyeoWook + SungMin.


X


Y

YeKyu – Nome do couple Yesung+ Kyuhyun.

YeWon – Nome do couple YeSung + SiWon.

Yewook – Nome do couple Yesung + Ryeowook.


Z

ZhouToria – Nome para o couple ZhouMi e Victoria do (fx). Os dois são grandes amigos e os fãs deram este nome para o couple.


Não retirar do SUJUbr sem os devidos créditos.

Compartilhe