Grupos Projetos

Alguns membros do Super Junior participaram de alguns projetos paralelos da SM Entertainment desde seu debut. Abaixo, a lista dos grupos projetos com a participação de membros do Super Junior e sua descrição.

M&D | SM The Ballad | Younique Unit | SM The Performance


M&D

HeeChul do Super Junior e Kim Jungmo do Trax formaram um grupo projeto chamado M&D em 2011.

M & D é uma abreviação de Midnight e Dawn (Meia Noite e Amanhecer). Também significa as cidades em que Kim HeeChul e Kim Jungmo viveram, Miari e Dangyedong. HeeChul e Kim Jungmo escreveram todas as músicas do M & D. Eles tentaram mostrar um tom diferente das músicas do Trax e Super Junior sem qualquer classificação de gênero como rock, trote, dance, balada e bosanova.

HeeChul escreveu as letras de seu primeiro single digital “What are you looking at” (Close ur Mouth Song) e Kim Jungmo compôs e fez o arranjo da música, além de tocar guitarra, baixo e bateria eletrônica. Ambos os membros estão planejando escrever e compor cada música que grupo vai lançar.

O vídeo da música da canção de estreia, “Close Ur Mouth”, dirigido por HeeChul, foi lançado em 23 de junho de 2011. HeeChul escreveu a letra enquanto Jungmo escreveu e tocou todos os instrumentos para a música. Eles realizaram sua performance de estreia no na cerimônia de premiação da Mnet “20’s Choice” em 7 de julho de 2011.

Em 25 de julho de 2011, HeeChul anunciou via twitter que sua dupla com Jungmo, o M&D, estava oficialmente encerrado. Ele escreveu, “Com o compromisso de hoje sendo o último, as promoções do século 21 do M&D chegaram ao fim. Adeus para sempre.. (?) Vamos nos encontrar de novo através do Super Junior e do Trax”.

Em abril de 2015, após dicas do retorno do grupo, M&D finalmente realizou seu comeback com o mini-álbum “家內手工業(가내수공업) – Cottage Industry”. A dupla produziu todo álbum e também realizou suas promoções em programas musicais e até mesmo realizou fansigns. O mini-album chegou a ficar no #2 na lista de álbuns físicos de abril do gráfico Gaon.

Em 2016, o duo mudou o nome para Kim HeeChul e Kim Jungmo e lançou seu segundo mini álbum “Goody Bag” em 12 de julho. O álbum foi lançado com um total de 06 canções de diversos estilos e a faixa promocional escolhida foi “Ulsanbawi” no estilo Trot, que foi apresentada em alguns programas musicais.


Voltar ao topo da página


SM The Ballad

O S.M. the Ballad é um grupo de balada formado pela SM Entertainment. Os membros da primeira formação do grupo são: Jay Kim (Trax), KyuHyun (Super Junior), Jonghyun (SHINee) e Jino, que até então era trainee da agência.

Originalmente intitulado “When It Began”, a canção de estreia do SM The Ballad, “Miss You”, foi composta para o SHINee apresentar em dueto. Quando o nome do grupo SHINee ainda estava indefinido, Onew e Jonghyun já haviam gravado a canção em dueto com a participação do rap de Minho, com a intenção de incluir a canção no álbum de estreia. Devido à incompatibilidade com a imagem do álbum, no entanto, havia planos de lançar a canção como um single. Isso também não aconteceu como o planejado, e com novas mudanças, a decisão era em ter Xiah JunSu do TVXQ, KyuHyun do Super Junior e Jonghyun do SHINee apresentando como trio. Com apenas dois meses antes do álbum a ser lançado, o JYJ deixou a SM. O plano final foi incluir Jay do TRAX e o novo trainee da SM, Jino, e o título da canção tornou-se oficialmente “Miss You”.

Em 3 de fevereiro de 2014, houve grandes mudanças para a formação do grupo, de quatro integrantes passou a ter oito. A nova formação lançou o álbum “Breath, tendo como novos integrantes YeSung do Super Junior, Zhou Mi do Super Junior-M, Taeyeon do Girls’ Generation, Zhang Liyin, Changmin do TVXQ, Krystal do f(x) e Chen do EXO, sendo Jonghyun do SHINee o único membro restante da formação original. Em 12 de fevereiro de 2014 os membros do SM The Ballad – com a exceção de Changmin e Yesung – realizaram um concerto, performando as novas músicas de seu álbum, que foi lançado em 13 de fevereiro de 2014.


Voltar ao topo da página


Younique Unit

Younique Unit é um grupo criado após a colaboração entre a SM Entertainment e Hyundai PYL (Premium Younique Lifestyle). O grupo possui membros de outros grupos da SM Entertainment. Os membros do grupo são Eunhyuk Super Junior), Hyoyeon (Girls’ Generation), Henry (Super Junior-M), Luhan (EXO-M), Taemin (SHINee) e Kai (EXO-K).

Essa foi uma parceria da SM Entertainment com a empresa automobilística Hyundai.

Em 16 de outubro de 2012, a SM Entertainment apresentou o novo grupo especial e o mini-álbum especial “PYL Younique Album Vol.1” (PYL: Premium Younique Lifestyle), que conta com três músicas: “Lookin” da cantora BoA, “My Lifestyle” de Jessica do Girls’ Generation e “Maxstep”.

“Maxstep” foi a música escolhida para a performance de dança de EunHyuk, Taemin e Kai no evento da SBS Gayo Daejun em 29 de dezembro de 2011. Apenas parte da música foi apresentada, tal parte cantada por EunHyuk e Taemin. Na época não se sabia que “Maxstep” seria lançada oficialmente. Um vídeo teaser da música foi mostrado no PYL Younique Show em 17 de outubro de 2012 e o MV da canção foi lançado em 31 de outubro de 2012.


Voltar ao topo da página


SM The Performance

SM The Performance foi uma boy band formado pela SM Entertainment em 2012. O grupo fez sua primeira aparição no Gayo Daejun em 29 de dezembro de 2012.1 Possui membros de vários grupos da agência . Os membros do grupo são Yunho (TVXQ), EunHyuk (Super Junior), DongHae (Super Junior), Lay (EXO-M), Minho (Shinee), Taemin (Shinee) e Kai (do EXO-K).

O grupo realizou uma performance especial juntos pela primeira vez no “2012 SBS Gayo Daejun”, realizado no dia 29 de Dezembro, mas desde então fez nenhuma outra apresentação.


Voltar ao topo da página


Fonte: Wikipedia e SUJUbr| Não retirar sem os devidos créditos.

Compartilhe