10º Aniversário do Super Junior, Parte 1: De um grupo rotativo para os Reis da Hallyu

Postado por Ju-Ninha no dia 15/07/15 em Notícias

Este é um artigo que foi publicado no Naver em 13.07.15 e traduzido pelo sjtranslations (inglês) pela nossa staff Sara (português) que fala sobre a jornada do Super Junior nestes 10 anos.

Mesmo o aniversário do grupo sendo em novembro, o texto foi publicado junto ao lançamento do álbum especial comemorativo “Devil” em julho.

10º Aniversário do Super Junior , Parte 1: De um grupo rotativo para os Reis da Hallyu
O grupo de K-pop Super Junior irá lançar um álbum especial, intitulado Devil”, para apresentar em seu décimo ano desde o debut. Antes disso, o grupo realizou seu concerto “Super Show 6” por dois dias no último fim de semana, nos dias 11 e 12 no Olympic Park Gymnastics Stadium como um prelúdio da sua brilhante celebração de décimo aniversário. Mas como o Super Junior conseguiu ascender de um grupo rotativo aos Reis da Hallyu?

Super Junior foi primeiro apresentado ao mundo em 6 de Novembro de 2005. Sob o grande slogan de “O Portal para a Ásia”, Super Junior foi criado como um grupo experimental e proclamado o primeiro de seu tamanho e o primeiro grupo rotativo da Coreia. Mesmo sua música de estreia, “Twins”, era consideravelmente experimental. Seguindo o título de sua música tema, todos os 12 membros usavam o mesmo corte de cabelo, o qual era popular na época, para criar uma imagem semelhante à de gêmeos, e partiram rumo ao apelo popular através de seu som potente. Era algo sem precedentes.

A força sentida em “Twins” encontrou uma reviravolta no charme mostrado ao iniciarem as promoções da música seguinte, “Miracle”. A partir daí, o Super Junior ascendeu à popularidade explosiva com o lançamento de “U” em 2006, com a qual conquistaram sua primeira vitória em programas musicais. Após recrutar KyuHyun, eles tiveram um aumento de popularidade ao mudarem de um grupo rotativo para um grupo fixo de 13 membros. Desde então, o Super Junior criou uma histeria por “hook songs” (músicas com refrão repetitivo e contagiante) como “Sorry Sorry” e “Bonamana”, mostrando ao mesmo tempo sua popularidade crescente tanto em sua terra como no exterior.

O segredo do sucesso do Super Junior foi a promoção em forma de sub-units, a primeira tentativa do tipo na Coreia. A subunit de Trot (um estilo musical popularizado na Coreia após a Segunda Guerra Mundial), Super Junior-T, expandiu a familiaridade do grupo ao mostrar sua habilidade artística, enquanto a unidade de baladas Super Junior-K.R.Y. recebeu reconhecimento por suas habilidades vocais, e subunit focada no mercado chinês Super Junior-M ganhou tração com popularidade global. Adicionalmente, durante sua trajetória de 10 anos, eles foram bem sucedidos “tanto individualmente quanto em grupo” com o Super Junior-Happy, Super Junior-D&E, o debut solo de KyuHyun, e assim por diante.

O sucesso do Super Junior através do grupo principal e sub-units não são mais desconhecidos. Super Junior abriu caminho para a formação do grupo de 9 membros Girls’ Generation, e muitos outros grupos de ídolos fizeram uso de performances com grande número de membros e promoções em forma de sub-units específicas, adicionando variedade à indústria musical.

A chave para a longevidade do Super Junior tem sido a exibição de imagens familiares através de seus talentos artísticos individuais. Em 2007, todos os membros tornaram-se membros fixos do insanamente popular programa da SBS, “Exploradores do Corpo Humano”. A familiaridade mostrada através da força e habilidades artísticas em performances adequadas aos 13 membros criou um charme decisivo. Até hoje, o Super Junior continua bem sucedido como apresentadores de TV, atores, atores de musciais, e assim por diante.

Desde o início, o Super Junior tem sido ativo em praticamente todas as áreas, como atores, apresentadores, DJs, modelos, etc. Eles realmente ostentam o título de grupo de entretenimento global. Junto com as atividades vigorosas do Super Junior, a estratégia “tanto individualmente quanto em grupo” de levar simultaneamente atividades individuais e grupais se tornou parte natural da vida para eles. No que se refere ao Super Junior, quase não há rótulos de “coisa de ídolos”. Realmente, o Super Junior foi o primeiro grupo ídolo a receber prêmios em todos os aspectos – prêmios de atuação, de entretenimento e musicais. Eles são um grupo que quebrou todos os preconceitos contra as atividades vigorosas dos ídolos.

Seu tempo de promoções tem sido longo e cheio de percalços. Desde a saída do membro Han Geng e dos erros de KangIn à sucessão de membros se ausentando para o serviço militar e ao casamento de SungMin, esses eventos que impactaram sua popularidade ocorreram nestes 10 anos. No entanto, o Super Junior não perdeu sua paixão – ao invés, eles ganharam força ao fixar suas atenções no grupo, subunits e atividades individuais, exibindo seus talentos individuais em suas imagens completamente abertas. Mesmo se um membro não pudesse, por algum motive de força maior, participar junto, os membros restantes faziam o esforço de preencher o espaço deixado por ele. Em troca, o membro ausente desenvolvia-se durante esta ausência e retornava para fazer valer o tempo perdido. Na conferência de imprensa do lançamento de seu sétimo album de estúdio, “Mamacita”, o líder LeeTeuk disse, “Eu me preocupei sobre se eu conseguiria me levantar novamente, se eu seria capaz de promover novamente. Porém os membros me ajudaram para que eu pudesse me levanter de novo”, e foi ao ponto de de dizer que foi levado às lágrimas pelos membros que o encararam diretamente com corações atenciosos.

Seguindo em frente após todas as eventualidades, o Super Junior se tornou o poderoso Reis da Hallyu. Desde à primeira tentativa de sub-units, até 121 semanas seguidas em primeiro lugar nas paradas KKBOX de Taiwan e aos 120 concertos da “Super Show World Tour” que reuniram mais de 1,8 milhões de pessoas, chega ao ponto de que se você olhar a história do Super Junior verá toda a história do K-pop em um olhar. Que tipo de pioneirismos e grandiosidades do K-pop o Super Junior, que já dura 10 anos, irá escrever durante os próximos 10, 20 anos enquanto apresenta mais promoções? Ainda mal se foram 10 anos.

naver | sjtranslations
Tags:
Compartilhe!
  • Gê Magalhães

    Meus Reis <3

  • Paloma

    Que fofo <3 SuJu Reis da porra toda u.u

  • Patrícia

    Nosso Suju tão emocionante ♡♡♡

  • Isabelle

    Belíssimo texto OMG