Solos

Além dos sub-grupos, a SM Entertainment também começou a lançar diversos artistas da agência em carreira solo, incluindo alguns membros do Super Junior e Super Junior-M.

Confira quais são cada um deles:

Han Geng | Henry | Zhou Mi | KyuHyun | RyeoWook | YeSung | SungMin


HAN GENG

Han Geng deixou Super Junior em dezembro de 2009 após entrar com um processo contra a SM Entertainment pedindo a anulação de seu contrato de 13 anos com a empresa.

Em 22 de junho de 2010, após um hiato de alguns meses em que não fez aparições públicas, Han Geng anunciou oficialmente sua carreira solo numa conferência de imprensa realizada na Grande Muralha da China, anunciando seu primeiro álbum solo, “Geng Xin ( 庚心 )”, que chegou às lojas em 27 de julho. O nome do álbum significa “Coração de Geng”, mas também é um jogo de palavras, pois tem a mesma pronúncia de “começar de novo” em chinês. Pode haver também uma terceira interpretação para o nome, que viria da estrela da tarde, Vênus (长庚星, Chang Geng Xin), pois o nome de Han Geng deriva desta estrela. A música principal do álbum, “My Logo”, foi coreografada com a participação dos coreógrafos de Micheal Jackson.
Han Geng realizou seus dois primeiros concertos solo em Pequim em 17 e 18 de julho de 2010, com os ingressos para os dois dias esgotados em tempo recorde de 37 minutos. O álbum “Geng Xin” ficou no topo das paradas musicais em vários países, incluindo China, Taiwan, Cingapura e Tailândia, vendendo mais de 350.000 cópias nos primeiros dois meses de lançamento. Em dezembro de 2010, o álbum já havia vendido mais de 530.000 cópias. Uma versão comemorativa especial do álbum foi lançada em 01 de outubro com um número limitado de 20.000 cópias.

Han Geng fez sua estreia nos cinemas no filme de ação colaboração EUA-China, “My Kingdom”, dando inicio também a uma longa e consolidada carreira como ator.

Em 19 de julho de 2012, Han lançou seu segundo álbum “Hope in the Darkness” e iniciou sua “Hope in the Darkness World Tour” em 28 de julho de 2012 no Beijing MasterCard Center.

Em 11 de novembro de 2012, Han Geng foi anunciado como o vencedor do MTV European Music Awards’ Best Worldwide Act, ganhando seu primeiro grande prêmio internacional. Em 24 de março de 2013, Han participou do Kids’ Choice Awards 2013 da Nickelodeon no Galen Center em Los Angeles, onde ganhou o prêmio Favorite Asian Act. Em 27 de maio de 2014, Han ganhou o prêmio de Melhor Artista Masculino do Mundo no World Music Awards de Melhor Artista Masculino do Mundo. Ele também foi o primeiro cantor chinês a ser convidado para se apresentar no World Music Awards.

Han Geng seguiu com a sua carreira de ator em diversos filmes e trabalhos na TV até o lançamento do seu novo álbum. Em 30 de novembro de 2015, Han Geng lançou seu terceiro álbum “San Geng”. Ele anunciou que este seria o lançamento de seu último álbum e iria se concentrar na atuação.

Voltar ao topo da página

HENRY

Em 30 de maio de 2013, Henry foi anunciado como o primeiro artista solo masculino da SM Entertainment em 13 anos, após SM Entertainment revelar duas imagens misteriosas, anunciando a estréia de seu novo artista solo em 29 de maio de 2013.

Seu primeiro mini-álbum solo, intitulado “Trap”, foi lançado em 7 de junho de 2013. Em 31 de maio do mesmo ano, um teaser para o vídeo da música de “Trap” foi lançado pela SM Entertainment, que contou com a participação de KyuHyun do Super Junior e Taemin do SHINee. O vídeo da música foi lançado em 7 de junho de 2013.

Rapidamente o alcançou boa posição em gráficos de venda, principalmente no gráfico de Taiwan KKBOX, onde “Trap” alcançou primeiro lugar na categoria Top 100 álbuns de música coreana na a terceira semana de junho (09 de 15 de junho).

O vídeo da música foi lançado em 7 de junho de 2013 e uma versão de música chinesa vídeo foi lançado em 14 de agosto de 2013. Henry também promoveu o mini-álbum no exterior, principalmente Taiwan, com várias aparições na TV, rádio e evento de autógrafos com os fãs. Em 14 de agosto de 2013, a SM Entertainment anunciou que Henry também faria promoções da canção “1-4-3 (I Love You)” como um single digital em uma colaboração com Amber do f(x).

Em fevereiro de 2014, Henry se juntou ao elenco do programa de variedades “Real Men”, se tornando muito popular na Coreia devido ao seu carisma. Ele também começou a participar de diversos programas de variedades mostrando seu bom humor e suas habilidades no violino, conquistando cada vez mais o público coreano.

Em 14 de julho de 2014, Henry lançou seu segundo mini álbum solo, “Fantastic”, e contou com a participação de Chanyeol do EXO, Hoya do INFINITE e Seul Gi do Red Velvet, além da produção do Noize Bank, equipe de produtores que Henry faz parte.

“Fantastic” foi lançado também no Japão como o primeiro single de Henry em japonês em 08 de Outubro e ficou em 6º lugar no ranking da Oricon logo no dia de seu lançamento.

Voltar ao topo da página

ZHOU MI

Zhou Mi foi anunciado como o novo artista solo da SM Entertainment em 27 de Outubro de 2014, sendo o segundo membro do Super Junior-M a lançar um mini-álbum solo.

“Rewind”, o primeiro mini-álbum solo de Zhou Mi foi lançado em 31 de Outubro na versão digital e no dia 03 de novembro na versão física. Composto por 8 canções, 6 delas em chinês, “Rewind” contou com a colaboração de Tao e Chanyeol do EXO e Victoria do f(x).

Zhou Mi realizou diversas performances em programas musicais com a versão coreana da canção título do mini-álbum, além de participar de programas de variedades e se tornar MC do programa “The Show”.

No mês de novembro, “Rewind” ficou entre os álbuns físicos mais vendidos do gráfico Gaon.

Em 2016, Foi anunciado o comeback solo de Zhou Mi. Em 12 de julho, Zhou Mi lançou um vídeo teaser para a versão chinesa da música “Empty Room”. Em 14 de julho, a SM Entertainment anunciou que o segundo mini-álbum de Zhou Mi, “What’s Your Number?”. seria lançado em 19 de julho. Ele realizou sua primeira performance e comeback no ” SBS MTV The Show” no mesmo dia. O MV da canção título do álbum foi lançado em 18 de julho.

Voltar ao topo da página

KYUHYUN

Foi anunciado oficialmente em 06 de novembro de 2014 que KyuHyun seria o próximo artista solo masculino da SM Entertainment, junto com primeiro conjunto de imagens conceituais do álbum, seguido de novas fotos em 07 de novembro.

No dia 13, KyuHyun lançou seu primeiro mini-álbum solo intitulado “At Gwanghwamun”. Apenas duas horas após seu lançamento online, a faixa título do mini álbum ficou no topo dos principais sites de música coreana e em 12 horas, KyuHyun alcançou um all-kill, colocando a canção “At Gwanghwamun” no topo de todos os nove charts digitais coreanos. Não só foi sua canção título que conquistou as paradas, mas todas as suas faixas fizeram o seu caminho para o top 10 na maioria dos sites de música.

KyuHyun fez sua primeira aparição como artista solo no programa “Music Bank” em 14 de novembro, seguindo paras os demais programas na mesma semana e também conquistou a vitória em diversos deles.

Em 2015, KyuHyun lançou seu segundo álbum solo “Fall, Once Again”e realizou pela primeira vez um concerto solo. Os concertos “Fall Again” foram apresentados no projeto “The Agit” no SMTOWN @ COEX. Foram 07 concertos no total, de 05 a 08 de novembro e 13 a 15 de novembro.

No ano seguinte, KyuHyun lançou seu primeiro single japonês “Celebration” em 25 de maio com três canções: “Celebration”, “Lost my way” e “Beautiful”. KyuHyun também realizou sua primeira turnê japonesa “Knick Knack”, comum total de 16 concertos realizados em 6 cidades diferentes, com um público total de 55.000, entre os dia 11 de abril a 05 de junho. Em 22 de agosto, a SM Entertainment anunciou que KyuHyun iria fazer uma pausa devido a nódulos nas cordas vocais. Ele também não terminou a agenda do musical “Mozart!” e duas semanas de gravação do programa “Radio Star” para realizar seu tratamento.

Após realizar seu tratamento, foi anunciado o retorno de KyuHyun ao “Radio Star” e novos concertos solo na Coreia com o nome “Autumn-like Memory: The story of a novelist” em outubro e novembro, fazendo os fãs aguardarem o anúncio do lançamento de seu terceiro mini álbum solo. Além, uma nova turnê solo japonesa é anunciada para janeiro de 2017, acabando com os rumores de um alistamento militar ainda em 2016.

Em novembro de 2016, KyuHyun lança seu terceiro álbum coreano, “Waiting, Still”. O álbum tem duas faixas título (canções promocionais): “Blah Blah”,  foi produzida pelo cantor e compositor Yoon Jong-shin e  “Still”, produzida pelo cantor de balada Sung Si-kyung.

No dia 12 de dezembro, o primeiro álbum japonês de KyuHyun, “One Voice”, e sua segunda turnê no Japão,” Super Junior-Kyuhyun Japan Tour 2017 ~ One Voice ~” foram anunciados. O álbum foi lançado em 08 de fevereiro de 2017  e a turnê foi inciada em 18 de janeiro, finalizando em 05 de março de 2017.

Voltar ao topo da página

RYEOWOOK

RyeoWook fez seu debut solo em 2016 com seu primeiro mini-álbum solo “The Little Prince”.

O lançamento de “The Little Prince” atraiu a atenção não apenas pelo fato de ser o primeiro álbum solo de RyeoWook desde a sua estreia há 11 anos, mas também porque foi o primeiro lançamento sob o selo exclusivo do Super Junior dentro da SM Entertainment, o Label SJ.

A faixa-título foi uma balada inspirada no romance do “O Pequeno Príncipe” do autor francês Antoine de Saint-Exupéry e fala sobre uma conversa entre um homem na dor do amor e o Pequeno Príncipe.

Além de promoções solo de RyeoWook em programas musicais, ele realizou seu primeiro concerto solo no SMTOWN COEX Artium para a série “The Agit” intitulado “Ever Lasting Star – RyeoWook” de 19 a 21 de fevereiro. Os ingressos para o concerto se esgotaram em apenas dois minutos após o início das vendas.

Em setembro, RyeoWook lança a música “Cosmic” para o projeto “Station” em um dueto com a cantora Bada e seu alistamento militar obrigatório é confirmado para o dia 11 de outubro.

Voltar ao topo da página

YESUNG

No dia 12 de abril de 2016, após meses de rumores, a SM Entertainment revelou que YeSung seria o próximo membro do Super Junior a lançar um álbum solo.

“Here I Am” foi lançado em 19 de abril e foi o segundo álbum lançado sob o selo Label SJ.

A faixa-título do álbum, “Here I Am”, é um trabalho colaborativo entre YeSung e o cantor Brother Su da agência Starship, responsável por diversos sucessos no K-pop.

Os primeiros concertos solos de YeSung também foram confirmados. Assim como KyuHyun e RyeoWook, seis concertos solos foram agendados para o projeto “The Agit”, realizados no SMTOWN @ COEX ARTIUM. Os concertos de YeSung foram intitulados “Sweet Coffee”. Os concertos “Sweet Coffee” foram realizados em junho e agosto.

Além disso, também foi anunciada sua primeira turnê solo no Japão, “Super Junior-YeSung Japan Tour 2016 ~BOOKS~” para o lançamento de seu primeiro single japonês “Ame nochi Hare no Sora no Iro” (Color Of The Clear Sky After Rain) em outubro.

Voltar ao topo da página
Fonte: Wikipedia e SUJUbr| Não retirar sem os devidos créditos.