Sub-grupos

Desde o debut, a SM Entertainment já criou cinco sub-grupos para o Super Junior. Cada membro participa de pelo menos um grupo, exceto KiBum que não pode participar devido ao seu hiato. As intenções dos sub-grupos era parte da estratégia da SM a não limitar as atividades do Super Junior e o objetivo era mostrar que o grupo podia se acomodar a diferentes estilos musicais.

A agência anunciou que o Super Junior irá formar mais sub-grupos nos futuro, e possivelmente focar esses grupos em variedades de gênero como rock e hip hop.

Os sub-grupos ou sub-units do Super Junior são:

 

Super Junior-K.R.Y | Super Junior-T | Super Junior-M | Super Junior-Happy | Super Junior-D&E



Super Junior-K.R.Y

Integrantes: KyuHyun, RyeoWook e YeSung.

Super Junior-K.R.Y., foi criado em novembro de 2006 e é um trio formado por Kyuhyun, Ryeowook e Yesung.
A companhia descobriu que esses três membros desenvolveram uma fanbase posterior e que era separada do resto do grupo e como eles tinham qualidades musicais semelhantes. Eles estão agruparam esses três membros para cantar músicas particulares para ter como alvo o público mais maduro. Estando entre os membros com vocais mais poderosos do grupo, Super Junior-K.R.Y. são creditados por cantar baladas R&B, um estilo que provou ser muito popular nos últimos anos.

A primeira performance do Super Junior-K.R.Y. foi em 5 de Novembro de 2006 no KBS Music Bank, cantando “The One I Love (한 사람만을)”. Eles participaram da trilha sonora de um drama da tvN, “Hyena”, com o total de três faixas, incluindo o tema principal. O trio também contribuiu com faixar em outras duas trilhas, uma faixa em ambas trilhas de Snow Flower e Billy Jean Look at Me. Diferente dos outros subgrupos do Super Junior, o Super Junior-K.R.Y. até então não tinha lançado oficialmente nenhum single ou álbum, apenas participando de colaborações em álbuns e trilhas.

Super Junior-K.R.Y. realizou sua primeira mini turnê no Japão, em agosto de 2010. Eles fizeram mais dois shows em Kobe, em novembro do mesmo ano e mais dois concertos em Dezembro em Fukuoka. Mais de 22 mil pessoas compareceram nos concertos.

Em novembro de 2012, o sub-grupo realizou um concerto em Yokohama, no Japão (durante a turnê especial de inverno), onde anunciou o lançamento de um single japonês intitulado “Promise You” em 23 de janeiro de 2013. Este é o primeiro lançamento físico de um single do Super Junior-K.R.Y.

O single estreou no número dois na parada diária se singles da Oricon. No total, “Promise You” vendeu 40.645 cópias em seu primeiro dia de vendas. No dia seguinte, o single se classificou em primeiro lugar com 15.197 cópias vendidas. Na primeira semana de vendas “Promise You” vendeu 69.067 cópias, ficando em segundo lugar na Oricon Weekly Chart.

A sub-unit ficou em hiato devido ao alistamento militar de YeSung de maio de 2013 até maio de 2015.

Super Junior-K.R.Y. anunciou seu retorno em fevereiro de 2015. A sub-unit realizou sua mini-turnê japonesa logo após a dispensa de YeSung do exército, programada para o mês de maio. “SUPER JUNIOR-K.R.Y. JAPAN TOUR 2015 -Phonograph” foi realizada nos meses de maio e junho com um total de 11 concertos em quatro cidades japonesas. Além da nova turnê sub-grupo também anunciou o lançamento de seu novo single japonês intitulado “Join Hands”.

Uma série de concertos do Super Junior-K.R.Y. na Coreia também foram anunciados. A turnê “Asia Tour Phonograph in Seoul” foi anunciada para acontecer no Olympic Hall em 22 e 23 de agosto, após quatro anos e meio desde o último concerto do sub-grupo no país. Super Junior-K.R.Y. ainda realizou sua turnê “Super Junior-K.R.Y. ASIA TOUR ~Phonograph~” no Japão, Taiwan e taiândia. No total, o su-grupo passou por 10 cidades, tais como Kobe, Fukuoka, Nagoya, Seul, Taipei, Bangkok, Xangai, Hong Kong e Jacarta. Eles se apresentaram 21 vezes para um total de 120.000 fãs.


Voltar ao topo da página



Super Junior-T

Integrantes: ShinDong, HeeChul, SungMin, EunHyuk, KangIn e LeeTeuk.

No começo de fevereiro, a SM Entertainment fez um anúncio oficial de um segundo sub-grupo do Super Junior, o Super Junior-T. O grupo lançou seu single de estreia “Rokkugo!!” em 23 de Fevereiro de 2007 e em 25 de Fevereiro eles estrearam oficialmente no SBS Inkigayo, cantando “Rokkugo!!” e “First Express” com a famosa cantora de trot Bang Shilyi. A performance também ficou marcada por ser a volta de HeeChul aos palcos depois de se recuperar do acidente de carro que sofreu em agosto de 2006.

“Rokkugo!!” dominou os charts em três dias depois do lançamento. Dois meses depois, o mesmo single dominava as estações da Tailândia e permaneceu na mesma posição por várias semanas. Até o final de 2007, o single vendeu quase 46 mil cópias e foi o single mais vendido da Coreia naquele ano.

Dois meses depois, LeeTeuk, ShinDong e EunHyuk sofreram um acidente de carro e todos os compromissos do Super Junior-T foram cancelados por dois meses. Entretanto, as performances pré-gravadas, como a paródia do grupo Palace T, continuaram sendo televisionadas e o single continuou nos topos dos charts. Os compromissos voltaram em Junho, mas duraram apenas um mês.

Em 29 de abril de 2008, foi anunciado que o Super Junior-T faria um comeback no mesmo ano com um segundo single. No entanto, um quarto sub-grupo, Super Junior-Happy, estreou, colocando Super Junior-T em um hiatus parcial. Mas o Super Junior-T permaneceu parcialmente ativo durante o ano pois eles ainda apareciam como um grupo nos concertos da tour do Super Junior, “Super Show”, e outras funções similares. Apesar do debut do Super Junior-Happy, muitos fãs esperam um retorno para o futuro.O sub-grupo ainda fez uma aparição antes do debut do Super Junior-Happy em 17 de Maio de 2008, se apresentando na abertura do 6th Korean Music Festival em Los Angeles, California.

Em 5 de Novembro de 2008, o Super Junior-T re-lançou “Rokkugo!!”, agora intitulado “ROCK&GO!!” no Japão. Apresentando esse projeito à dupla comediante Moeyan, que têm habilidades de combinar comédia com música e dança, Super Junior-T esperava que a dupla os ajudassem a adaptar o single em japonês. A colaboração foi o debut oficial da dupla como cantoras e a entrada do Super Junior-T no mercado japonês. O single estreou em #19 no Oricon Daily Charts e saltou para #2 três dias depois. O Super Junior-T e as Moeyan realizaram dois mini-concertos na mesma data do single no C.C. Lemon Hall em Tóquio para promover o disco.

Super Junior-T é bem conhecido por suas paródias e devido a sua participação em programas musicais de música trot e suas aparições cômicas, o grupo ganhou excelente atenção do público mais velho, apesar de suas conhecidas imagens de ídolos jovens. Os membros do Super Junior-T explicaram que eles queriam mudar a sua aparência ídolo e ganhar diferentes diferentes fãs com seu estilo.

Está sub-unit está em hiato desde 2008 sem lançar um single ou álbum oficial.

Porém, Super Junior-T cantou a canção “Love At First Sight” para o álbum especial do Super Junior, “Devil”, lançado em 2015 em comemoração aos 10 anos do Super Junior. O sub-grupo também performou a canção no programa “Music Bank” em 15 de julho com HeeChul, EunHyuk, KangIn e LeeTeuk em sua formação, já que ShinDong e SungMin estavam no exército na época.


Voltar ao topo da página



Super Junior-M

Integrantes: Primeira formação: Han Geng, Zhou Mi, Henry, DongHae, SiWon, KyuHyun e RyeoWook.
Segunda formação: EunHyuk, SungMin, Zhou Mi, Henry, DongHae, SiWon, KyuHyun e RyeoWook.

O Super Junior-M estreou na China em 8 de Abril de 2008 no 8th Annual Music Chart Awards e com o lançamento de seu primeiro videoclipe “U” online. O álbum de estreia foi lançado em várias províncias da China começando em 23 de Abril de 2008 e a versão coreana com três faixas bônus em coreano foi lançada na Coreia do Sul em 30 de Abril de 2008. O álbum também foi distribuído em várias outras comunidades chinesas em 2 de Maio de 2008, como Hong Kong e Taiwan. As reviews para o álbum era geralmente positivas e também ganhou elogios do cantor de Hong Kong Hins Cheung que disse que o conteúdo do álbum tinha um “nível internacional” e que o grupo é “vocalmente talentoso”. Um mês depois do debut, o Super Junior-M ganhou seu primeiro prêmio “Grupo Mais Popular da Ásia”, no 5th Annual Music King Awards em Macau, em 25 de Maio.

Depois da performance de estreia no começo de Abril, o grupo fez aparições especiais em vários programas de entretenimento. Eles apareceram em um episódio da segunda temporada do programa de colaboração de TVB e HunanTV, Strictly Come Dancing (舞动奇迹) e fez a audiência do programa aumentar em 5.01% tornando-o o terceiro programa mais assistido de toda a China. A participação do Super Junior-M no talk-show Behind Story (背后的故事) dois meses depois também aumentou a audiência. O programa teve a maior pontuação durante o tempo, com um forte 4.05%. Separado em vários episódios semanais, o grupo também participou do game-show Bravely Going Forward (勇往直前) no começo de Agosto e deu ao show também as maiores pontuações.

O Super Junior-M e Show Luo de Taiwan substituíram os apresentadores Nicholas Tse e Twins para a temporada de verão de 2008 de Semir, uma marca de roupa chinesa. Eles eram aplaudidos por serem iluminados, jovens e apaixonados; assim a imagem deles servia perfeitamente para a marca.

A última performance de “U” foi em 29 de Agosto de 2008 no 7th Golden Eagle Opening Ceremony Concert. O grupo fez sua primeira performance do segundo single “Me” em 13 de Setembro de 2008 no SMTOWN LIVE ’08 no concerto de Shanghai. O videoclipe foi então lançado logo depois através do Sohu. o Super Junior-M realizou seu primero concerto em Hong Kong em 27 e 28 de Dezembro.

Em setembro de 2009, Super Junior-M lançou seu álbum, o “Super Girl”. O álbum rendeu ao grupo uma nomeação para Melhor Grupo Vocal no 21 º Prêmio Melody Ouro. A canção título do álbum “Super Girl” é a que recebeu mais criticas de positivas até à data, ganhando inúmeros elogios pela sua composição e performances.

Em dezembro de 2009, Han Geng entrou com pedido de rescisão de contrato da SM Entertainment, alegando que as disposições de seu contrato eram ilegais e contra os seus direitos. Super Junior-M cancelou imediatamente todas as suas atividades futuras e performances na China e Taiwan . O grupo voltou para a Coreia para começar a se preparar para o quarto álbum de estúdio. No entanto, Han Geng permaneceu na China e assinou com uma nova agência, lançando seu álbum solo de estreia Geng Xin em julho de 2010. O Super Junior-M permaneceu praticamente inativo em 2010. O grupo ganhou vários prêmios por sua canção “Super Girl “2010 MusicRadio TOP Awards”, incluindo o Grupo Mais Popular, Golden Melody Award (Top 15) e Melhor Composição.

Em dezembro, o Tribunal Distrital Central de Seul decidiu a favor de Han Geng. No entanto, a SM Entertainment anunciou que iria apresentar um recurso imediato para reverter a decisão. Em setembro de 2011, Han Geng e SM Entertainment oficialmente chegam a um acordo mútuo sobre contrato, encerrando o caso.

Super Junior-M retomou suas atividades com dois novos membros do grupo principal, EunHyuk e SungMin, com o lançamento do álbum “Perfection” em fevereiro de 2011, o. O álbum estreou no segundo lugar na parada de Taiwan G-music e permaneceu na parada por quatro semanas. A versão repackage do álbum foi lançada em 29 de abril e também estreou na segunda posição e ficou no gráfico por 10 semanas.

Em 2012, Super Junior-M retomou suas atividades na China e se apresentou no dia 02 de outubro, junto com Kim Jang-hoon e EXO-M em um concerto especial para marcar o 20º aniversário das relações diplomáticas entre Coreia do Sul e China realizado pelo Shanghai Media Group.

No final de Dezembro de 2012, a SM Entertainment confirmou o retorno do grupo com o novo álbum “Break Down”. O álbum foi lançado 7 de janeiro de 2013, sendo o segundo álbum completo do grupo. o MV da canção título do álbum também foi lançado no dia 07 após uma conferência de imprensa realizada em Pequim, China, para o lançamento.Eles promoveram o álbum em programas musicais sul-coreanos por uma semana e em encontros com fãs na Ásia.

Em 18 de março de 2014, Super Junior -M revelou a imagem do teaser para seu próximo lançamento.

Depois de um ano e três meses desde o álbum “Break Down”, Super Junior -M lançou seu terceiro mini álbum “SWING” na China em 21 de março . A conferência de imprensa foi realizada no dia 22 de março, em Pequim, e foi transmitida ao vivo online e visto por mais de um milhão de pessoas. O álbum foi mais tarde lançado em sites de música coreana em 31 de março . Eles realizaram sua primeira volta aos palcos no programa “Global Chinese Music” da CCTV da China e promoveram em programas musicais coreanos também por 2 semanas. A canção título, “Swing”, é uma canção dance pop que mistura tanto em R & B e sons electro. O álbum contém seis músicas chinesas, produzidos por Yoo Han Jin e NoizeBank, bem como a versão coreana do “Swing”. O vídeo da canção título estreou em sites de vídeo chineses em 23 de março, antes de ser lançado no youtube no dia 24 de março.

Em 2015, Super Junior-M participou do álbum especial em comemoração ao aniversário de 10 anos do Super Junior, “Devil”, cantando a canção “Forever With You” composta por Zhou Mi.


Voltar ao topo da página



Super Junior-Happy

Integrantes: ShinDong, YeSung, KangIn, SungMin, EunHyuk e LeeTeuk.

Em 2008, todos os membros do Super Junior já haviam feito parte de algum sub-grupo, exceto KiBum. O Super Junior-Happy é formado por todos os membros do Super Junior-T exceto por HeeChul, que foi substituído por YeSung. O Super Junior-Happy ou Super Junior-H fez uma performance de estreia não oficial em 3 de Maio de 2008 no Power Concert mas eles ainda não haviam se apresentado oficialmente como um sub-grupo na época.

Em 30 de Maio de 2008, a SM Entertainment lançou um anúncio oficial do sub-grupo pela Newsen. O primeiro disco “Cooking?Cooking!” foi lançado em 5 de Junho de 2008. O videoclipe de seu primeiro single “Cooking?Cooking!” foi lançado no mesmo dia.

O debut do Super Junior-Happy foi em 7 de Junho de 2008, apresentando seu primeiro single no Dream Concert 2008. No dia anterior do debut, o sub-grupo realizou seu primeiro fanmeeting para comemorar o sucesso de vendas do mini-álbum “Cooking? Cooking!”. Na manhã de 6 de Junho, milhares de fãs se enfileiraram para comprar os ingressos para o evento. Por volta de 10 mil cópias foram vendidas na primeira semana. De acordo com a Associação da Indústria da Música da Coreia, o disco vendeu mais de 27.122 cópias até o final de Agosto e ficou em #5 nos charts mensais.

O Super Junior-Happy apresentou seu segundo single, “Pajama Party” em 3 de agosto de 2008, no SBS Inkigayo. O videoclipe foi lançado em 3 de Agosto. As promoções de “Pajama Party” duraram apenas um mês e as promoções para o mini-álbum terminaram oficialmente em 7 de Setembro de 2008.

Desde então, Super Junior-Happy está em hiato.


Voltar ao topo da página



Super Junior-D&E

Super Junior-D&E lançou seu primeiro single, “Oppa, Oppa” em 2011 como um single digital junto com uma balada intitulada “First Love”. A canção foi apresentada pela primeira vez no “Super Show 4” de Seul em 19 de novembro de 2011. Um mês após a apresentação, a SM Entertainment anunciou que a dupla iria promover a música em programas musicais como o Music Bank, Music Core e Inkigayo.

Uma versão japonesa de “Oppa Oppa” foi lançado no formato físico no dia 04 de abril e estreou em 2° nas paradas musicais diárias da Oricon, vendendo 42.114 cópias no primeiro dia.

Em 2013, Peter do Team Onesound, um dos produtores de “Oppa Oppa”, publicou através de seu Twitter que o DongHae & EunHyuk lançariam um novo single.

O single “I Wanna Dance” foi lançado em 19 de junho que incluí o b-side “Love That I Need”, em parceria com Henry. O single estreou no terceiro lugar no gráfico diário da Oricon em seu lançamento. Para fechar o ano, a dupla ainda lança o single coreano digital “Still You” em 18 de Dezembro para comemorar o 8º aniversário do Super Junior.

DongHae & EunHyuk revelaram durante o “Super Show 5” em Osaka que eles iriam lançar seu primeiro álbum, seguido de sua primeira turnê no Japão. Seu primeiro álbum, “Ride Me” foi lançado em 26 de fevereiro de 2014. A canção “Motorcycle” foi escolhida para ganhar um MV e foi lançada como single do álbum. A versão curta do PV foi lançada através do canal no Youtube da Avex em 2 de fevereiro de 2014. A canção se tornou o tema principal do programa de TV japonês “Sukkiri”.

Uma turnê japonesa da dupla, “Super Junior D&E The 1st Japan Tour” começou em Nagoya em 3 de março de 2014. Pouco depois de finalizar a turnê, a dupla lançou o seu terceiro single japonês intitulado “Skeleton” no dia 6 de agosto de 2014.

Em fevereiro de 2015, foi anunciado que a dupla iria lançar seu primeiro álbum físico coreano. No mês seguinte, DongHae & EunHyuk lançaram seu primeiro álbum coreano “The Beat Goes On”, produzido pelo duo e pelo Team Onesound, assim como seus lançamentos japoneses. DongHae & EunHyuk realizaram promoções para o álbum em programa musicais e conquistaram uma vitória no programa no “Music Bank” de 20 de março com as promoções da canção “Growing Pains”. Em 24 de março, a dupla lançou a edição especial do álbum que incluia sete faixas do álbum original e as canções “Oppa, Oppa”, “1+1=LOVE”, “Still You”, “Motorcycle”, “Love That I Need” e “I Wanna Dance” lançadas anteriormente em versões japonesas e digital.

Em abril, a dupla lançou o mini-álbum “Present” e realizou sua nova turnê “SUPER JUNIOR D&E THE 2nd JAPAN TOUR 201-PRESENT”, logo após o lançamento do mini-álbum. Começando em Saitama em 03 de Abril, o duo começou seua segunda turnê, seguindo para Osaka, Nagoya e Fukuoka com um total de quatro cidades e 10 concertos, que reuniram mais de 100.000 fãs. A sub-unit também participou de um novo projeto da SM Entertainment intitulado, “SUPER JUNIOR D&E JAPAN TOUR 2015 -Present- SURROUND VIEWING”, no qual um concerto da nova turnê de D&E foi exibido em um formato de visualização surround (estilo cinema) no Chile.

Super Junior-D&E realizaram também uma mini turnê asiática começando em 06 de junho, passando por quatro cidades: Taipei, Hong Kong, Xangai e Bangkok para um total de 05 concertos.

A dupla também participou do álbum “Devil”, lançado em 16 de julho em comemoração ao aniversário de 10 anos do Super Junior. DongHae & EunHyuk cantaram a canção “Don’t Wake Me Up” composta e produzida por DongHae e Team One Sound”. Eles performaram a canção no programa “M! Countdown” no dia 16.

Em 30 de setembro, a sub-unit o single japonês “Let’s Get It On”, que inclui a canção título “Let’s Get It On” e “Mr. Nice Guy”. Este foi o último lançamento do Super Junior-D&E antes do alistamento dos dois membros. Eles ainda participaram do “Gangnam K-Pop Festival” em 04 de outubro e realizaram sua última performance antes do alistamento nos dias 13 (EunHyuk) e 15 (DongHae) de outubro de 2015.


Voltar ao topo da página


Fonte: Wikipedia e SUJUbr| Não retirar sem os devidos créditos.

Compartilhe