Exército da Coreia do Sul e Super Junior no exército

Quem é fã de Super Junior sempre fica triste quando é anunciado que um membro do grupo vai entrar para o exército para cumprir seu serviço militar obrigatório. Porém, alguns membros acabam servindo como soldados ativos, outros como funcionários públicos e trabalham em escritórios, tendo o restante do seu dia livre para fazer outras atividades., entre outros.

Por isso, o SUJUbr vai explicar como funciona o exército sul-coreano.

O Exército Sul-Coreano

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em extrema tensão desde a Guerra da Coreia, que terminou com um cessar-fogo e não com um tratado de paz. Portanto, ainda há essa possibilidade de que haverá outra guerra e por este motivo, o serviço militar ainda é obrigatório para todos os homens coreanos. O serviço militar obrigatório seria extinto um pouco antes de 2010, mas com as constantes ameaças da Coreia do Norte e as tensões entre ambos os países ainda hoje, a Coreia do Sul resolveu manter o serviço militar como uma obrigação.

As Forças Armadas da República da Coreia são divididas em Exército, Marinha, Fuzileiros Navais, Força Aérea e Forças de Reserva. Na Coreia são 21 meses para o exército, 21 meses para o serviço militar ativo como soldado e Oficiais da Marinha, 23 meses para Marinha (marinheiros comuns, não de operações especiais), 24 meses para Força Aérea e Serviço público. Em geral quanto mais pesada a função, menor o tempo de serviço prestado. Por razões de guerra, é preferível que o homem se aliste no exército para servir na linha de frente como soldado ativo. Porém, para determinar a sua atribuição, todo homem coreano entre 18 e 35 anos deve se alistar. Todos devem completar o serviço militar obrigatório entre a formatura do Ensino Médio e os 35 anos. No ensino médio, o estudante já tem uma aula separada para exercícios militares. Atualmente, esta aula se tornou menos relacionada à guerra e se concentrar mais na resposta de emergências.

Para iniciar seus deveres militares, é necessário que o rapaz compareça à uma junta de recrutamento para fazer um exame físico, que pode alocá-lo em um dos 7 níveis existentes.

– Níveis de 1 a 4: Devem se apresentar para o serviço ativo e passar por cinco semanas de treinamento básico. Depois deste treinamento, são designados para várias funções. Além das funções como soldado, os recrutas também podem se voluntariar para cargos mais difíceis como fuzileiros, paraquedistas, forças especiais, polícia militar e outros. Os agentes de serviços públicos, geralmente são pessoas de nível 4 e são aqueles que se qualificaram por pouco para o serviço ativo.

– Níveis 5 a 7: Dispensados. São aqueles que sofrem de alguma lesão corporal ou doença mental grave. Há também questões não relacionadas à saúde que podem desqualificá-los, que são descritas como “pessoas que criam desarmonia na unidade” como coreanos não-étnicos, herança mista (pai ou mãe coreanos), naturalizados ou até mesmo muito tatuados (a tatuagem dá a ideia de gangues).

Depois do serviço obrigatório, aqueles que finalizaram seus deveres militares são considerados estarem prestando um serviço inativo. Por oito anos após o final de suas obrigações, eles devem se apresentar para um treinamento de 100 horas por ano. O objetivo deste treinamento é que em caso de guerra, estes homens coreanos estarão preparados para lutar e servir ao país.

Idols no exército

Na questão dos ídolos, o período de serviço militar é de pelo menos dois anos (ou um pouco menos devido ao período de férias).

Anteriormente, os idols podiam entrar em uma categoria especial denominada “Celebridades”, porém depois de muitos problemas de má conduta de algumas celebridades, esse departamento foi fechado. Esta categoria foi criada pelo fato de que os idols eram prejudicados quando voltavam do serviço militar, já que não praticavam dança, canto e atuação ou poderiam se envolver em acidentes e acabar com algum machucado que pudesse prejudicar sua carreira após a finalização de seus deveres militares obrigatórios. Outra explicação para esta categoria especial é a de que seu maior objetivo era usar essas celebridades em espetáculos do exército para pessoas carentes, deficientes, eventos beneficentes e outros, como forma de aproximar o exército das pessoas comuns e melhorar a imagem do exército junto à população.

A criação dessa categoria gerou polêmica já que os idols recebiam certos benefícios que outros soldados não recebiam. Como ocorreram diversos problemas de má conduta de algumas celebridades, o Ministério da Defesa aboliu o departamento em 2013 dizendo que “essa unidade tem como objetivo melhorar a imagem do exercito junto às pessoas e está fazendo justamente o contrário” e relocou os idols para funções comuns.

Membros do Super Junior no Exército

Dos 15 membros do Super Junior e Super Junior-M (estamos falando de todos, inclusive aqueles que não estão mais no grupo), apenas 3 deles não precisarão fazer o serviço militar obrigatório. São eles: Han Geng, Zhou Mi e Henry, que não são cidadãos coreanos e não são obrigados a cumprir os deveres militares obrigatórios.

Entre os demais, os integrantes do Super Junior já serviram no exército são:

Membro

Alistamento

KangIn

Entrada: 05/07/2010

Dispensa: 16/04/2012

Depois de se envolver em um escândalo em 2009, a agência do Super Junior resolveu que seria melhor KangIn ir para o exército para amenizar a situação e livrar KangIn dos holofotes. De 05 de julho de 2010 a 16 de Abril de 2012 (21 meses), KangIn prestou seu serviço militar obrigatório como soldado ativo. Ele recebeu cinco semanas de treinamento básico no acampamento militar em Nonsan Chungcheongnam- Província, seguido por 20 meses de serviço ativo no Exército. KangIn foi dispensado em Abril 2012 a partir da 56ª divisão em Namyangju-si em Gyeonggi-do.

Membro
Alistamento

HeeChul

Entrada: 01/09/2011

Dispensa: 30/08/2013

De 01 de setembro de 2011 a 30 de Agosto de 2013 (24 meses), HeeChul trabalhou como um servidor público. Ele entrou nesta categoria de nível 5 devido ao acidente de carro que sofreu em 2006 e ficou sofreu uma fratura na perna. Ele recebeu quatro semanas de treinamento básico no acampamento militar em Nonsan Chungcheongnam e seguiu como oficial de serviço público até sua dispensa. Durante seu período militar, HeeChul era dificilmente visto. Ele ainda entrou no departamento de celebridades e apresentou um programa de rádio do exército.

Membro
Alistamento

LeeTeuk

Entrada: 30/10/2012

Dispensa: 29/07/2014

Em 30 de outubro de 2012, LeeTeuk começou seu treinamento básico na 306 Batalhão Reserva em Uijeongbu na província de Gyeonggi. Ele foi submetido a cinco semanas de treinamento básico, seguido por serviço ativo por 21 meses. Inicialmente, LeeTeuk não seria soldado ativo devido ao acidente de carro que sofreu em 2007 e uma hérnia de disco que se agravou, mas depois de receber tratamento, ele foi capaz de se alistar para o serviço ativo.
LeeTeuk ainda fez parte do departamento de celebridades e co-estrelou o musical militar “The Promise”, que foi co-produzido pelo Ministério da Defesa Nacional e a Associação de teatro da Coreia , para comemorar o 60º aniversário da Guerra da Coreia.

Membro

Alistamento

YeSung

Entrada: 06/05/2013

Dispensa: 04/05/2015

Durante o concerto “Super Show 5” YeSung anunciou que iria se alistar para serviço militar obrigatório em 2013. Ele se alistou 06 de maio de 2013 e recebeu quatro semanas de treinamento básico. Após este período, ele começou a trabalhar como servidor público.
Como trabalhava em um escritório, foi possível ver YeSung em diversas atividades fora do trabalho e ele pode usar a internet e outros meios de comunicação. Ele foi dispensado do exército em 04 de maio de 2015.

Membro
Alistamento


ShinDong

Entrada: 24/03/2015

Dispensa (previsão): 23/12/2016

No início de novembro de 2014, foi anunciado que ShinDong estaria se alistando no exército no final do mês, porém devido a um problema na coluna (hérnia de disco), o alistamento de ShinDong foi adiado para 2015.
Em 24 de março de 2015, ShinDong iniciou suas atividades como soldado da ativa com seu treinamento básico de 4 semanas na 8ª Divisão de Infantaria de Yeoncheon. Após o treinamento, ele cumpre seus deveres na banda militar. Ele irá servir por 21 meses e foi o quinto membro do Super Junior cumprir seus deveres militares obrigatórios.
A data de sua dispensa está prevista para 23 de dezembro de 2016.

Membro

Alistamento

SungMin

Entrada: 31/03/2015

Dispensa (previsão): 30/12/2016

SungMin se alistou como soldado ativo em 31 de março de 2015. Ele iniciou seu treinamento básico na 17ª Divisão de Infantaria de Bucheone. Assim como ShinDong, ele também seguiu para a banda militar para cumprir seus deveres militares. SungMin também irá servir por 21 meses e a data de sua dispensa está programada para 30 de Dezembro de 2016.

Membro
Alistamento


EunHyuk

Entrada: 13/10/2015

Dispensa (previsão): 12/07/2017

EunHyuk se alistou como soldado ativo em 13 de outubro de 2015. Ele iniciou seu treinamento básico na 102 Chuncheon, Gangwon.
Após completar seu treinamento básico com na 102ª Força Reserva em Chuncheon, EunHyuk foi transferido para a Base do Primeiro Exército da Coreia do Sul na província de Wonju, Gangwon. Ele estará participando das atividades da banda militar. EunHyuk irá servir por 21 meses e a data prevista para sua dispensa é 12 de julho de 2017.

Membro
Alistamento


DongHae

Entrada: 15/10/2015

Dispensa (previsão): 14/07/2017

DongHae se alistou como policial recruta em 15 de outubro de 2015.
Ele iniciou seu treinamento no campo em Nonsan, província de Chungcheong do Sul. Ele realizou o treinamento básico de cinco semanas e depois iniciou o treinamento policial por mais 3 semanas. Atualmente ele cumpre seus deveres como policial em Seul. Atualmente DongHae participa do musical Hello Officer (Musical & Healing Concert) organizado pela Policia Metropolitana de Seul. A data prevista para sua dispensa é 14 de julho de 2017.

Membro
Alistamento
SiWon

Entrada: 19/11/2015

Dispensa (previsão): 18/08/2017

SiWon se alistou em 19 de novembro de 2015 como policial recrutado. Ele iniciou seu treinamento básico no campo em Nonsan. Após seu treinamento, SiWon foi atribuído à mesma unidade de DongHae e também participa do musical Hello Officer (Musical & Healing Concert) organizado pela Policia Metropolitana de Seul. A data prevista para sua dispensa é 18 de agosto de 2017.


Membro
Alistamento
RyeoWook

Entrada: 11/10/2016

Dispensa (previsão): 10/07/2018

RyeoWook se alistou em 11 de outubro de 2016 para servir como um soldado da ativa. Ele inciou seu treinamento básico de cinco semanas na 37ª divisão de novos recrutas do centro de treinamento em Jeungpyeong da Província do Norte de Chungcheong. A data prevista para sua dispensa é 10 de julho de 2018.

Fonte: purplelinefics e SUJUbr. Não retirar sem os devidos créditos.

Compartilhe