Exército da Coreia do Sul e Super Junior no exército

O Exército Sul-Coreano

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em extrema tensão desde a Guerra da Coreia, que terminou com um cessar-fogo e não com um tratado de paz. Portanto, ainda existe possibilidade de uma nova guerra e por este motivo, o serviço militar ainda é obrigatório para todos os homens sul -coreanos. Todo homem entre 18 e 35 anos deve se alistar e devem completar o serviço militar obrigatório.

As Forças Armadas da República da Coreia são divididas em Exército, Marinha, Fuzileiros Navais, Força Aérea e Forças de Reserva. Por razões de guerra, é preferível que o homem se aliste no exército para servir na linha de frente como soldado ativo. Para iniciar seus deveres militares, ele comparece uma junta de recrutamento para fazer um exame físico, que pode alocá-lo em um dos 7 níveis existentes.

Níveis de 1 a 4Níveis 5 a 7
Devem se apresentar para o serviço Ativo e passar pelo treinamento básico e depois são designados para várias funções.  Os agentes de serviços públicos, geralmente são pessoas de nível 4 e são aqueles que se qualificaram por pouco para o serviço ativo.Dispensados por alguma lesão corporal ou doença mental. Também existe a dispensa por questões não relacionadas à saúde como coreanos não-étnicos, herança mista (pai ou mãe coreanos), naturalizados ou até mesmo muito tatuados.

Após finalizarem o serviço obrigatório, todos ficam no status de serviço inativo e por um prazo de oito anos devem se apresentar para um treinamento de 100 horas por ano. Em caso de guerra, estes homens estarão preparados para lutar e servir ao país.

Idols no exército

Anteriormente, os idols podiam entrar em uma categoria especial denominada “Celebridades”, porém depois de muitos problemas de má conduta de algumas celebridades, esse departamento foi fechado. Esta categoria foi criada pelo fato de que os idols eram prejudicados quando voltavam do serviço militar, já que não praticavam dança, canto e atuação ou poderiam se envolver em acidentes e acabar com algum machucado que pudesse prejudicar sua carreira após a finalização de seus deveres militares obrigatórios. Outra explicação para esta categoria especial é a de que seu maior objetivo era usar essas celebridades em espetáculos do exército para pessoas carentes, deficientes, eventos beneficentes e outros, como forma de aproximar o exército das pessoas comuns e melhorar a imagem do exército junto à população.

A criação dessa categoria gerou polêmica, já que os idols recebiam certos benefícios que outros soldados não recebiam. Como ocorreram diversos problemas de má conduta de algumas celebridades, o Ministério da Defesa aboliu o departamento em 2013 dizendo que “essa unidade tem como objetivo melhorar a imagem do exercito junto às pessoas e está fazendo justamente o contrário” e relocou os idols para funções comuns.

Membros do Super Junior no Exército

Dos 15 membros do Super Junior e Super Junior-M (estamos falando de todos, inclusive aqueles que não estão mais no grupo), apenas 3 deles não precisarão fazer o serviço militar obrigatório. São eles: Han Geng, Zhou Mi e Henry, que não são cidadãos coreanos e não são obrigados a cumprir os deveres militares obrigatórios. Não há notícia oficial, mas acredita-se que KiBum não ser precisou servir por ter cidadania americana.

Entre os demais, os integrantes do Super Junior já serviram no exército são:

Após se envolver em um escândalo em 2009, a agência do Super Junior resolveu que seria melhor KangIn ir para o exército para amenizar a situação. KangIn prestou seu serviço militar obrigatório por 21 meses como soldado ativo. Ele recebeu cinco semanas de treinamento básico no acampamento militar na cidade de Chungcheong na Província de Nonsan, seguido por 20 meses de serviço ativo no exército. KangIn foi dispensado em abril 2012 a partir da 56ª divisão em Namyangju-si em Gyeonggi-do.

HeeChul trabalhou como um servidor público entre setembro de 2011 e agosto de 2013. Ele entrou nesta categoria de nível 5 devido ao acidente de carro que sofreu em 2006 no qual sofreu uma fratura na perna. Ele recebeu quatro semanas de treinamento básico no acampamento militar cidade de Chungcheong na Província de Nonsan e seguiu como oficial de serviço público por 24 meses. Durante seu período militar, HeeChul era dificilmente visto. Ele ainda entrou no departamento de celebridades e apresentou um programa de rádio do exército.

Em outubro de 2012, LeeTeuk começou seu treinamento básico no 306º Batalhão Reserva em Uijeongbu na província de Gyeonggi. Ele recebeu cinco semanas de treinamento básico, seguindo para o serviço ativo por 21 meses. Inicialmente, LeeTeuk não seria soldado ativo devido o acidente de carro que sofreu em 2007 e uma hérnia de disco que se agravou, mas depois de receber tratamento, ele foi capaz de se alistar para o serviço ativo. LeeTeuk ainda fez parte do departamento de celebridades e co-estrelou um musical militar co-produzido pelo Ministério da Defesa Nacional e a Associação de Teatro da Coreia para comemorar o 60º aniversário da Guerra da Coreia.

Durante o “Super Show 5” , YeSung anunciou que iria se alistar para serviço militar obrigatório. Ele se alistou em maio de 2013 e recebeu 4 semanas de treinamento, continuando seus deveres obrigatórios como servidor público.
Como ele trabalhava em um escritório, foi possível ver YeSung em diversas atividades fora do trabalho e podia fazer publicações em redes sociais. Ele foi dispensado do exército em 04 de maio de 2015.

No início de novembro de 2014, foi anunciado que ShinDong iria se alistar no exército no final do mês. Devido a um problema na coluna, o alistamento de ShinDong foi adiado para 2015.
Em 24 de março de 2015, ShinDong iniciou suas atividades como soldado da ativa com seu treinamento básico de 4 semanas na 8ª Divisão de Infantaria de Yeoncheon. Após o treinamento, ele cumpriu os deveres militares na banda militar por 21 meses e foi dispensado em 23 de dezembro de 2016.

SungMin se alistou como soldado ativo em 31 de março de 2015. Ele iniciou seu treinamento básico na 17ª Divisão de Infantaria de Bucheon. Assim como ShinDong, ele também seguiu para a banda militar para cumprir seus deveres militares. SungMin serviu por 21 meses e foi dispensado na 17ª Divisão, no distrito de Bupyeong, em Incheon.

EunHyuk se alistou como soldado ativo em 13 de outubro de 2015. Ele iniciou seu treinamento básico na 102ª Força Reserva em Chuncheon Gangwon. Após completar seu treinamento básico, EunHyuk foi transferido para a Base do Primeiro Exército da Coreia do Sul na província de Wonju, Gangwon. Ele serviu por por 21 meses e participou de atividades da banda militar promovendo o exército e foi dispensado em 12 de julho de 2017.

DongHae se alistou como policial recruta em 15 de outubro de 2015.
Ele fez seu treinamento por 5 semanas em Nonsan, província de Chungcheong do Sul e depois iniciou o treinamento policial por mais 3 semanas. Ele cumpriu seus deveres como policial e participou de diversas atividades promocionais da Agência da Polícia Metropolitana de Seul. DongHe foi dispensado em 14 de julho de 2017.

SiWon se alistou em 19 de novembro de 2015 como policial recruta. Ele iniciou seu treinamento básico no campo em Nonsan, , província de Chungcheong do Sul, e depois foi atribuído à mesma unidade de DongHae. Ele também cumpriu seus deveres como policial e participou de diversas atividades promocionais da Agência da Polícia Metropolitana de Seul. SiWon 18 de agosto de 2017.

RyeoWook se alistou em 11 de outubro de 2016 e serviu como um soldado da ativa. Ele iniciou seu treinamento básico de cinco semanas na 37ª divisão de novos recrutas do centro de treinamento em Jeungpyeong, na Província do Chungcheong do Norte. Durante seus deveres militares, RyeoWook foi designado para a banda militare participou de diversos eventos promovendo o exército. RyeoWook foi dispensado em 10 de julho de 2018

KyuHyun se alistou em 25 de maio de 2017. Ele fez o treinamento básico de 5 semanas em Nonsan e cumpriu os deveres militares como servidor público de nível quatro para a Administração Militar de mão-de-obra. KyuHyun foi designado para este cargo devido ao acidente de carro que sofreu em 2007. Ele trabalhou no Centro de Bem-Estar do Cidadão em Dongseon-dong no distrito de Seongbuk-gu e foi dispensado de seus deveres obrigatórios em 07 de maio de 2019.

Fonte: purplelinefics e SUJUbr. Não retirar sem os devidos créditos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.