Biografia


Super Junior (슈퍼주니어 em coreano e スーパージュニア em japonês), também conhecido simplesmente como SuJu (슈주) ou SJ, é uma boy band coreana inicialmente formada por treze membros e criada pela SM Entertainment em 2005.
O grupo debutou com 12 membros no dia 06 de novembro de 2005 e em 2006, a SM Entertainment anunciou a adição de um novo membro e assim o grupo ficou com 13 membros em sua formação.
Os 13 membros, do mais velho para o mais novo, são: LeeTeuk (líder), HeeChul, Han Geng, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin, EunHyuk, DongHae, SiWon, RyeoWook, KiBum e KyuHyun.
Alguns dos membros já tinham carreira no meio do entretenimento antes do debut do SuJu, sendo atores, DJs e modelos. Super Junior foi o primeiro grupo da SM Entertainment a ter um membro chinês, Han Geng, que foi escolhido entre 3.000 competidores através de audições feitas na China pela agência em 2001.
O grupo também adicionou os membros Zhou Mi e Henry para a sub-unit chinesa Super Junior-M.

No total, 15 membros já passaram pelo Super Junior e seus sub-grupos.

PRE-DEBUT


As notícias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um grande grupo projeto se espalhou pela internet em 2004. No começo de 2005, a agência confirmou os rumores e anunciou uma grande boy band de 12 membros que debutaria perto do fim do ano, promovendo o grupo como o “O Portão do Sucesso na Ásia”. Por um tempo, o grupo seria chamado de O.V.E.R., sendo uma sigla de “Obey the Voice for Each Rhythm” (Obedecer a Voz para Cada Ritmo). Logo o grupo se tornou conhecido como Super Junior 05, a primeira geração do Super Junior.
O nome representava que os integrantes eram os “super”, ou seja, os melhores juniores em cada área da indústria do entretenimento, já que a maioria dos membros foram atores, MCs, modelos ou DJs antes de debutar no grupo. HeeChul, SiWon e KiBum debutaram em dramas e filmes. LeeTeuk, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk se apresentaram na televisão e se tornaram DJs e MCs ativos depois do debut. Han Geng fez sua primeira aparição como modelo.
O Super Junior 05 fez sua aparição pre-debut no canal coreano Mnet no dia 11 de Setembro de 2005. No showcase, eles performaram vários estilos de dança Hip Hop. O grupo dançou “Take It To The Floor” do B2K. Han Geng, EunHyuk e DongHae também performaram uma dança separados do grupo, dançando “Caugh Up” do Usher. Entretanto, a performance não foi ao ar na TV até 16 de maio de 2006, como segmento no “Super Junior Show”, o primeiro documentário do grupo na TV.

2005–2006: O PROJETO SUPER JUNIOR


Super Junior 05 debutou em uma aparição na TV como um grupo no “SBS Inkigayo” performando seu primeiro single, “TWINS (Knock Out)”, no dia 06 de novembro de 2005, como um grupo projeto de 12 membros. Um single digital com “TWINS (Knock Out), “You Are The One” e mais três faixas adicionais foram lançadas online no dia 08 de novembro de 2005. Um CD single foi agendado para ser lançado no mesmo mês, mas invés disso, um álbum completo, “Super Junior 05 [TWINS]”, foi lançado no dia 07 de dezembro de 2005. O álbum vendeu 28.536 de cópias no primeiro mês de lançamento e estreou em #3 no chart mensal de dezembro de 2005.
Para ajudar na promoção do grupo, SM Entertainment fez um novo projeto: o Super Junior 05 colaborou com outra boy band da mesma agência, o TVXQ. Eles lançaram um single de inverno chamado “Show Me Your Love”, uma faixa pop-alegre para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos foram vistos nos mesmos programas juntos para promover seu single, que se tornou o mais vendido de dezembro de 2005.
Depois que acabaram as performances e promoções de “Show Me Your Love”, Super Junior 05 caminhou para seu segundo single, “Miracle”, uma música no estilo “pop-chiclete”. “Miracle” foi o primeiro single do grupo a atingir #1 em diferentes charts da Coreia do Sul e também em charts de outros países, como a Tailândia. Esse era para ser o último single promocional do álbum “Super Junior 05 [TWINS]”, mas como as promoções de “Miracle” foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu substituir alguns dos membros originais por novos membros, que era ideia original para o grupo projeto.
Antes do debut do Super Junior 05, a intenção era de ser um grupo rotatório com novos membros substituindo os antigos membros que sairiam do grupo. Depois do Super Junior 05, Super Junior 06, a segunda geração, debutaria e a agência começou a agir para anunciar novos membros. No entanto, depois da audição do 13º membro, o grupo projeto se transformou em um grupo permanente e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo “05”.

2006–2007: “U” E O SUCESSO IMEDIATO


No dia 23 de maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a entrada do novo membro, KyuHyun, sendo o membro mais novo (maknae). O novo grupo de 13 membros lançou seu novo single, “U”, online para download grátis no dia 25 de maio de 2006. “U” teve mais de 400.000 downloads em 05 horas e no fim excedeu os 1.7 milhões de downloads, derrubando o servidor. O single logo foi seguido do lançamento da segunda faixa semi-promocional, “Endless Moment”, no dia 29 de maio de 2006. O single “U”, com um total de 03 faixas, foi lançado oficialmente no dia 06 de junho de 2006 e vendeu mais de 83.000 de unidades. A música título “U” ficou em #1 por cinco semanas consecutivas em dois programas musicais coreanos pela primeira vez na carreira do grupo. Em sua semana de lançamento, música foi premiada como Mutizen Song do “SBS Popular Songs”, sendo o primeiro prêmio do Super Junior desde o debut. A música ficou como Mutizen Song por três semanas consecutivas no mesmo programa. “U” também conquistou o Top Awards do “M!Countdown” da Mnet por duas semanas. Quando as promoções para “U” ainda estavam ativas, um novo single, “Dancing Out”, foi lançado no dia 23 de julho de 2006, como parte do álbum anual de verão da SMTOWN. Super Junior frequentemente apareceu em vários programas de música e de variedades para promover seus dois singles novos. “Dancing Out” ganhou dois prêmios assim que foi lançado. Como “Dancing Out” era um single de verão, seu Goodbye Special Stage (quando a música é performada ela última vez) aconteceu no “SBS Inkigayo” junto com “U” no dia 03 de setembro de 2006. Com o lançamento de “U”, Super Junior ganhou mais de sete prêmios em cinco cerimônias de 2006 da Coreia do Sul, ganhando Melhor Grupo Novo (rookie) e prêmio de popularidade.
No mesmo ano, o E.L.F., um fã-clube oficial foi criado para o grupo. O nome é uma sigla derivada de “EverLasting Friends”, que significa “Amigos Eternos”. Na época, os fãs coreanos tinham o costume de apoiar seus ídolos com balões de uma certa cor, e a cor oficial escolhida para o Super Junior se tornou o Azul Safira Perolado.
Com o início de 2007, o grupo começou a diversificar em diferentes grupos separados, conhecidos também como sub-units ou apenas units. Super Junior K.R.Y., o primeiro sub-grupo do Super Junior, debutou em 05 de novembro de 2006 e começou a performar separado do grupo para divulgar suas músicas. Em fevereiro, foi a vez de apresentar a nova unit, Super Junior-T (Trot), que lançou seu single “Rokkugo!!!”. Han Geng, que tinha problemas com seu visto e teve suas performances limitadas na Coreia, foi para a China para começar atividades em seu país natal.
No dia 19 de abril de 2007, um grave acidente de carro interrompeu as atividades do grupo. Quatro membros (LeeTeuk, ShinDong, EunHyuk e KyuHyun) sofreram o acidente, que afetou profundamente a agenda e o progresso do Super Junior. KyuHyun foi o membro mais ferido e ficou hospitalizado por quatro meses. Por isso, ele não pôde participar do single do grupo para SMTOWN “(Haengbok) Full of Happiness”. Entretanto, o cover da música da boy band H.O.T. acelerou rapidamente nos charts da Coreia e da Tailândia e logo se tornou #1 nos charts internacionais da Tailândia.

2007: O SEGUNDO ÁLBUM: DON’T DON


O acidente de carro e sequelas de uma fratura do fêmur de HeeChul de um acidente de carro em 10 de agosto de 2006 adiaram o lançamento do segundo álbum do grupo, “Don’t Don”, que só pôde ser lançado em 20 de setembro de 2007. O grupo fez sua primeira performance para o álbum em 21 de setembro de 2007, promovendo a faixa título “Don’t Don” no programa “Music Bank” da KBS. Foi a primeira performance do grupo com os 13 membros juntos depois de um ano inteiro.
Nos três primeiros dias de lançamento, as vendas offline do álbum ultrapassaram a marca de 11.000 downloads, estreando como #1 em uma competição com o novo lançamento de Lee Soo Young. “Don’t Don” encerrou as vendas de setembro como #1, superando os álbuns de Lee Soo Young e WheeSung com um total de 60.000 unidades vendidas na primeira semana de lançamento. Com isso, cópias adicionais foram impressas para atender a demanda dos fãs. Depois de três meses de lançamento, “Don’t Don” vendeu 164.058 cópias, se tornando o álbum com o melhor número de vendas do Super Junior até então. O álbum também foi o segundo mais vendido de 2007, com 26.940 de cópias a menos do que “The Sentimental Chord” do grupo SG Wannabe.
“Don’t Don” alcançou rapidamente os charts musicais uma semana depois do lançamento e ganhou seu primeiro reconhecimento com o Mutizen Song no programa “SBS Inkigayo” em 21 de outubro de 2007 e depois no “M!Countdown” da Mnet, dividindo a música #1 com “Everyday” do grupo V.O.S em novembro.
Diferente do single “U”, “Don’t Don” foi divulgado por um período curto. Super Junior rapidamente seguiu para seu segundo single, a balada R&B “Marry U”, que foi lançada na versão repackage do álbum “Don’t Don”. O MV foi disponibilizado para download em 13 de novembro de 2007.

Apoiado pelo lançamento de “Don’t Don”, Super Junior foi nomeado em sete categorias diferentes no 2007 “Mnet/km Music Festival” que aconteceu no dia 17 de novembro de 2007. Super Junior ganhou três dessas categorias, incluindo Netizen Choice Award e Mobile Popularity, sendo o maior vencedor da noite. O grupo ganhou Melhor Artista do Ano (Daesang) o prêmio máximo de reconhecimento da premiação.  Super Junior recebeu mais dois prêmios em 14 de dezembro de 2007 no “Golden Disk Awards”, uma cerimônia baseada no sucesso de álbuns. Embora vencido pelo SG Wannabe no Daesang, Super Junior ganhou um Bonsang e o TPL Anycall Popularity Award.

2008-2009: SORRY SORRY E O SUCESSO GLOBAL


Em 02 de outubro de 2007, a SM Entertainment anunciou oficialmente um terceiro sub-grupo, o Super Junior-M, designado para o mercado chinês.  Super Junior-M debutou na China no dia 08 de abril de 2008 no “8th Annual Music Chart Awards” e com o lançamento de seu primeiro MV, a versão chinesa de “U”. A criação do novo sub-grupo criou uma polêmica entre fãs e a agência: Alguns fãs não apoiavam a SM Entertainment por adicionar dois novos membros ao sub-grupo: Zhou Mi e Henry.
Respondendo por sua popularidade na Ásia, Super Junior começou sua primeira tour asiática intitulada “The 1st Asia Tour – Super Show”, que começou entre os dias 22 a 24 de fevereiro em Seul, na Coreia no Olympic Fencing Gymnasium no The Seoul Olympic Park. A turnê passou por cinco cidades diferentes, incluindo Seul, Bangkok, Xangai, Nanjing e Chengdu.
Nos dias 08 e 09 de julho de 2008, foi realizado o primeiro fanmeeting no Japão, no Nippon Budokan em Tóquio, para comemorar a inauguração do site oficial japonês, que aconteceu no dia 01 de abril de 2008. Cerca de 12 mil ingressos para o evento foram esgotados em alguns dias. Em seguida, o grupo lançou um single japonês chamado “U/TWINS”, que contava com uma versão japonesa da música “U”. O single, lançado em uma versão limitada, ficou em #4 no chart diário do gráfico Oricon no primeiro dia e caiu apenas quatro posições no segundo. “U/TWINS” quebrou um novo recorde por ser o primeiro single coreano a ficar no Top 10 do chart semanal do gráfico.
Em 02 de agosto de 2008, Super Junior expandiu seus horizontes para a Malasia, sendo um dos dez convidados top performers no “MTV Asia Awards 2008” junto com outros artistas internacionais, como One Republic e Jabbawockeez. O grupo foi o terceiro artista da SM a ganhar na categoria Artista Favorito da Coreia no “MTV Asia Awards” depois de Kangta e BoA, e o segundo grupo musical a ganhar o prêmio depois de JTL em 2003.
O terceiro álbum do Super Junior, “SORRY SORRY”, foi lançado no dia 12 de março de 2009. “SORRY SORRY” foi o primeiro álbum do Super Junior a estrear em #1 no gráfico musical Hanteo, vendendo mais de 29.000 cópias no primeiro dia, superando o recorde de Seo Taiji de 25.000 cópias. As promoções para o álbum começaram em 13 de março com a performance de “SORRY SORRY” e “Why I Like You” no programa “Music Bank”. Duas semanas depois, “SORRY SORRY” se tornou a música #1 da semana no mesmo programa. Durante a performance do grupo no “Inkigayo” no dia 15 de março, as votações foram a mais de 14%, a maior nos últimos anos.
De março a maio, “SORRY SORRY” conquistou o total de dez prêmios de #1 consecutivos na Coreia, fazendo com que o single se tornasse um sucesso nacional e internacional. “SORRY SORRY” encontrou sucesso em outros países da Ásia, fazendo com que o grupo a se tornarsse o único representante estrangeiro pela segunda vez no “Taiwan’s Annual Golden Melody Awards”.

2010-2011: BONAMANA E MUDANÇAS NA FORMAÇÃO


Apesar do seu sucesso de crítica e comercial, Super Junior foi abalado por tumultos legais e mudanças de formação durante sua segunda turnê. Embora KiBum tenha sido mostrado nos anúncios e vídeos promocionais para o “Super Show 2”, ele não participou oficialmente da turnê e anunciou seu afastamento temporário do grupo para seguir sua carreira de ator.
Em outubro de 2009, KangIn foi acusado de dirigir sob influência de álcool e bater em um táxi estacionado com três passageiros e fugir em seguida. Em dezembro de 2009, Han Geng entrou com pedido de rescisão do contrato da SM Entertainment alegando que as disposições de seu contrato eram ilegais, duras e contra os seus direitos. Ele saiu do grupo e lançou seu álbum solo “Geng Xin” em julho de 2010, que vendeu mais de 510.000 cópias. Naquele mesmo mês, KangIn anunciou seu hiato para cumprir seus dois anos de serviço militar obrigatório.
Com apenas 10 membros, Super Junior lançou seu quarto álbum de estúdio, “Bonamana”, em maio de 2010. Embora o álbum não tenha se saído tão bem na crítica como “SORRY SORRY”, vendeu mais de 300.000 cópias na Coreia do Sul, superando as vendas do terceiro álbum. “Bonamana” permaneceu no topo dos gráficos de música coreano-japonesas em Taiwan por 61 semanas, quebrando o recorde anterior do próprio Super Junior.
Para promover o álbum, Super Junior embarcou na turnê asiática “Super Show 3” em 2010 e 2011 com os ingressos dos concertos esgotados para cada parada. Em fevereiro de 2011, Super Junior lançou uma versão de sua turnê em filme 3D em todas as salas de cinema CGV e Primus. O filme estreou em #6 nas bilheterias e se tornou o filme 3D mais vendido da Coreia. Depois da turnê no Japão, eles lançaram o álbum comemorativo “Super Show 3” em fevereiro de 2011, que estreou como #2 no gráfico de vendas online na Tower Records Japan. A versão em DVD Edição Limitada Especial do Super Junior no Japão também estreou no #2, enquanto a versão em CD estreou em #10. O álbum também ficou em #3 no gráfico diário do Oricon por dois dias consecutivos e no #6 no gráfico semanal do Oricon. Após seu sucesso comercial no Japão, o grupo lançou uma versão japonesa do single “Bonamana” em junho de 2011, que estreou em #2 na parada de singles diária do Oricon, vendendo mais de 59.000 cópias na primeira semana de lançamento, no entanto, a SM Entertainment não viu o lançamento como a estreia japonesa oficial do Super Junior e declarou que a estreia no Japão iria ocorrer em um momento posterior.
Entre as paradas do “Super Show 3”, Super Junior participou do “SMTown Live ’10 World Tour” e excursionou em Los Angeles, Paris, Tóquio e Nova York junto com outros artistas gerenciados pela SM Entertainment, se apresentando fora da Ásia pela primeira vez. Super Junior foi bem recebido pela mídia e foi homenageado como Ícone Nacional da Cultura Pop Coreana por seu papel na propagação da Hallyu Wave (Onda Coreana), recebendo o Prêmio de Ministro da Cultura concedido pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo nos Prêmios Pop Culture Art. O grupo foi destaque no programa da CNN, Talk Asia, e falou sobre sua popularidade e estratégia para o avanço na indústria musical mundial. Super Junior alcançou reconhecimento fora da Ásia, com destaque na Europa, América do Norte e América do Sul. No Peru, todos os membros do grupo foram destaque em um Top 30 dos homens mais sexy do Mundo. Eles deram entrevistas exclusivas para revistas eslovenas e iranianas e foram escolhidos por fãs brasileiros como o artista coreano #1 que eles queriam ver no Brasil. TV Azteca do México e BBC do Reino Unido também reconheceram Super Junior como o ícone principal do efeito Hallyu.

2011: MR. SIMPLE, TOKYO DOME E A TURNÊ MUNDIAL


Super Junior realizou uma conferência de imprensa de grande escala em 04 de agosto de 2011 coincidindo com o lançamento de seu quinto álbum de estúdio “Mr. Simple”. O álbum estreou no #1 no gráfico sul-coreano Gaon, vendendo 287.427 cópias e ficou na parada como #1 durante quatro semanas, vendendo mais de 441.000 cópias na Coreia do Sul em outubro de 2011. . “Mr. Simple” atingiu o #3 na parada de álbuns mundial da Billboard e #17 no Oricon do Japão. A canção título do álbum, “Mr. Simple”, ganhou o #1 no primeiro dia do retorno do grupo no programa musical “M!Countdown”. Em setembro de 2011, HeeChul anunciou seu afastamento temporário do grupo após se alistar para o serviço militar obrigatório. Após a partida de HeeChul, Super Junior começou sua primeira turnê mundial, “Super Show 4”, em novembro de 2011. O segundo single japonês do grupo, uma versão de “Mr. Simple”, foi lançado 07 de dezembro de 2011 no Japão, no entanto, este lançamento ainda não foi reconhecido pela SM Entertainment como a sua estreia oficial japonesa. Em várias entrevistas durante o final de 2011 e fevereiro de 2012, o líder LeeTeuk revelou que iria se alistar para o serviço militar no outono de 2012.
Super Junior. incluindo os membros do Super Junior-M, Zhou Mi e Henry , também gravaram a canção “Santa U Are The One” para álbum 2011 “Winter SMTOWN – The Warmest Gift”, lançado em 13 de dezembro de 2011. Além disso, DongHae e EunHyuk lançaram seu single digital “Oppa, Oppa” em 16 de dezembro e apresentaram o single no programa “Music Bank” no mesmo dia.
Em 11 de janeiro, Super Junior participou do “26th Golden Disk Awards”, realizado no Kyocera Dome, em Osaka, no Japão. O grupo recebeu quatro prêmios: Popularidade, MSN Japan, Disk Bonsang e o grande prêmio Disk Daesang. Super Junior também foi premiado no “Seoul Music Awards” em 19 de janeiro, no qual foi premiado com o Disk Bonsang e Disk Daesang.
Em 12 de janeiro, foi anunciado que a turnê mundial, “Super Show 4” seria realizada no Tokyo Dome em 12 e 13 de maio e totalizou um público de 100.000 pessoas nos dois dias de concerto. Além disso, a Avex, gravadora responsável pelas atividades do Super Junior no Japão, anunciou o lançamento de um terceiro single japonês, “Opera”.
Em 13 de janeiro, Super Junior foi coroado “Rei do Álbum” em Taiwan, após o quinto álbum “Mr. Simple” e o quarto álbum “Bonamana” ficarem em #1 e #2 em ambas as seções de álbuns e músicas do gráfico musical coreano de 2012. Super Junior também se classificou em #1 na parada KKBOX por 63 semanas consecutivas com a canção título de seu quarto álbum “Bonamana”, marcando o maior registro na história do KKBOX. O grupo então, alcançou o #1 com a canção título de seu quinto álbum “Mr. Simple” durante 21 semanas consecutivas, efetivamente superando ele mesmo no primeiro lugar.
Em 06 de fevereiro de 2012, Super Junior realizou quatro apresentações do “Super Show 4” em Taipei, no Arena Taipei para um público total de 40.000 pessoas. Em 22 de fevereiro, Super Junior ganhou o prêmio de Álbum do Ano para o 3º Trimestre no “Gaon Chart Awards” e em 13 de março,  Super Junior ganhou o prêmio de Vídeo de K-pop Favorito com “Mr.Simple” no “MYX Music Awards”.
Além disso, Super Junior concluiu com sucesso sua turnê mundial “Super Show 4” que durou seis meses e passou por 10 cidades em todo o mundo, incluindo Seul, Osaka, Taipei, Cingapura, Macau, Bangkok, Paris, Xangai, Jacarta e Tóquio. Combinado com suas três turnês asiáticas, “Super Show 4” reuniu um total de 900.000 pessoas.

2012: SEXY, FREE & SINGLE


Em junho de 2012, SM Entertainment anunciou a volta de KangIn após a conclusão de seus deveres militares obrigatórios. Ele se juntou ao Super Junior para o sexto álbum de estúdio “Sexy, Free & Single”, lançado online em 01 de julho e nas lojas em 04 de julho.
A versão B de “Sexy, Free & Single” foi lançada em 16 de junho de 2012 com todas as músicas da versão A e apenas a capa diferente. Em 05 de agosto, Super Junior lançou o álbum repackage do sexto de “Sexy Free & single” chamado “SPY”. A tracklist contou com 4 novas músicas: “SPY”, “Outsider”, “Only One”, composta por LeeTeuk e “Haru”, composta por DongHae. Em 13 de agosto, a SM lançou o vídeo da música “SPY”, que mostra os membros em um estilo “James Bond”.
O álbum conseguiu uma classificação alta no iTunes de vários países, incluindo Austrália, França e Peru e também se classificou em #3 na parada da Billboard Álbuns do Mundo.
“Sexy, Free & Single” estreou em #1 no gráfico sul-coreano Gaon, vendendo 335.744 cópias em apenas um mês. O álbum ficou em #1 do gráfico por três semanas consecutivas e vendeu 459.182 em apenas dois meses (julho e agosto). Além disso, “Sexy, Free & single” estreou em #1 do gráfico Hanteo e vendeu em apenas um mês mais de 200.000 cópias, o primeiro grupo a alcançar a marca em 2012. Super Junior também se classificou em #1 no “Top 5 Artistas K-pop” do Hanteo de janeiro a setembro de 2012, vencendo o prêmio de “Cantor” e além de ganhar o prêmio, também ocupou o primeiro lugar na parada de álbuns do gráfico.
“Sexy, Free & Single” também ficou na primeira posição por várias semanas consecutivas no gráfico musical de Taiwan KKBOX, ficando com todas as músicas do álbum classificadas. A versão japonesa da música foi lançado em 22 de agosto e vendeu mais de 118.902 cópias e foi certificado como ouro por vender mais de 100.000 unidades.
Super Junior foi indicado ao prêmio de “Melhor Artista Asiático” no MTV Europe Music Awards, mostrando mais uma vez sua popularidade ao redor do mundo. Em outubro, o grupo ganhou o prêmio Teen Style Icon no “Style Icon Awards” e em novembro, também ganhou o prêmio de “Melhor Grupo/Artista” no “19th Korean Entertainment Arts Awards”. Em 30 de novembro, Super Junior participou do “Mnet Asian Music Awards (MAMA)” e ganhou três prêmios: Álbum do Ano, Melhor Grupo Global – Masculino e Best Line Award, sendo que este foi o segundo ano consecutivo em que o grupo ganhou a categoria de Álbum do Ano. O “Super Sow 4 3D” também foi premiado com o “Work of Art Award” no Festival Internacional de 3D.
Em 31 de outubro, a Avex Trax, empresa responsável pelo Super Junior no Japão, lançou a versão japonesa do DVD do “Super Show 4” com o concerto em Osaka e em Tóquio. Na primeira semana de lançamento, o DVD conquistou a Triple Crown no gráfico Oricon após alcançar #1 nos três rankings semanais: Compilação, DVD musical e Blu-ray Disc. Super Junior se tornou o primeiro artista masculino estrangeiro a atingir esse recorde no país. Após isso, ainda no Japão, a sub-unit Super Junior-K.R.Y. começou uma série de concertos especiais de inverno. A unit realizou três paradas em Yokohama em 22, 23 e 24 de novembro, três paradas em Kobe, em 22, 23 e 24 de dezembro e três paradas no Nippon Budokan em 22, 23 e 24 de janeiro de 2013.
Super Junior visitou a América do Sul pela primeira em 02 de novembro de 2012, junto com os grupos MBLAQ, Rania, CN Blue, Davichi e After School para participar do “Music Bank” realizado na Quinta Vergara em Viña del Mar, no Chile, com um público de 8.000 pessoas.

2013: PROMOÇÕES DAS SUB-UNITS E CONCERTOS NA AMÉRICA DO SUL


Em 06 de janeiro, Super Junior-M lançou o MV de “Break Down” em uma conferência de imprensa realizada na China dando início as novas promoções do sub-grupo. O álbum alcançou o #1 no Billboard World Albums Chart e conseguiu várias aparições no iTunes de diferentes países. Pela primeira vez, a sub-unit promoveu em programas de música na Coreia, assim como em Taiwan e Hong Kong.
Em 15 de janeiro, Super Junior ganhou “Disk Daesang” no ” 27th Golden Disk Awards”, o terceiro do grupo.
Em 23 de janeiro, Super Junior-K.R.Y. lançou seu primeiro single original, “Promise You”, no Japão. O single foi o primeiro a ser lançado de forma física e estreou em #2 no ranking da Oricon, mais tarde chegando ao primeiro lugar, vendendo mais de 69.000 cópias na primeira semana.
Super Junior anunciou sua turnê mundial durante cerimônia do “Gaon Chart Awards” em 13 de fevereiro, onde ganhou o prêmio de álbum mais vendido no terceiro trimestre de 2012. Durante o discurso de agradecimento, EunHyuk confirmou que o grupo iria iniciar sua quinta turnê, a segunda mundial. No dia 10 de março durante um hangout do Google+, o grupo anunciou que o “Super Show” seria realizado pela primeira vez na América Latina com paradas no Brasil, Argentina, Peru e Chile. A turnê foi iniciada em 23 de março, na cidade de Seul.
Em 21 de abril de 2013, Super Junior realizou um concerto pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, no Credicard Hall. Cerca de 7.000 ingressos foram vendidos em 8 dias, mostrando a popularidade do grupo no país. Super Junior se tornou o único artista coreano a realizar uma série de concertos na América do Sul e quebrou mais um recorde depois de liderar o maior número de público no continente para um artista sul-coreano.
Em maio, foi anunciado o primeiro lançamento de um artista solo na S.M. Entertainment, o primeiro em 13 anos, e o escolhido foi Henry do Super Junior-M. Ele lançou o mini-álbum “Trap” em 07 de junho de 2013.
Em 24 de julho, Super Junior lançou o primeiro álbum de estúdio japonês, “Hero”. No dia de seu lançamento, “Hero” alcançou imediatamente o topo da Oricon, ficando na mesma posição do gráfico ao longo da semana.
Em 20 de agosto, HeeChul terminou seu serviço militar obrigatório e retornou para o grupo durante a turnê “Super Show 5” e um novo lançamento do Super Junior, já com a participação de HeeChul, foi anunciado no Japão. O single “Blue World” foi lançado em 11 de dezembro e se classifica no Top 3 do gráfico Oricon chegando ao #2 na parada diária de singles.

2014: MAMACITA E TURNÊ SUPER SHOW 6


Em 2014, as sub-units do Super Junior continuaram a realizar os seus lançamentos. Super Junior-D&E continuou com suas promoções no Japão e lançou seu primeiro álbum completo japonês, “Ride Me” em fevereiro, além do single “Skeleton” em agosto. A dupla também realizou sua primeira turnê no Japão intitulada “Super Junior D&E The First Japan tour 2014″, que passou por 8 cidades com um total de 22 concertos reunindo cerca de 100.000 fãs.
Em março de 2014, Super Junior-M retornou com o mini-álbum “Swing” e recebeu boa resposta na Coreia, onde o grupo promoveu mais uma vez em programas musicais e ficou bem posicionado em gráficos de vendas de álbuns físicos logo após o seu lançamento. Henry continuou participando de programas de variedades e sua carreira solo, que foi bem recebida por fãs e críticos. Ele lançou o álbum “Fantastic” na Coreia e fez seu debut oficial no Japão com uma versão japonesa da música.
Outros dois membros também anunciaram seus lançamentos solo. Zhou Mi lançou seu primeiro mini-álbum “Rewind” e depois de muitos rumores de um álbum solo que circulavam desde 2013, KyuHyun finalmente lançou seu primeiro mini-álbum “At Gwanghwamun”, que foi escolhido como um dos melhores álbuns do ano, ficando no topo de diversos charts  e programas musicais logo após o seu lançamento, deixando até mesmo KyuHyun surpreso pelo sucesso instantâneo.
Mas foi mesmo no mês de agosto que os fãs do Super Junior receberam a grande notícia. A SM Entertainment anunciou que LeeTeuk, que encerrou suas atividades no serviço militar no dia 29 de julho, e HeeChul, que não participava de atividades oficiais do grupo na Coreia desde 2011, voltariam às atividades do Super Junior, para o sétimo álbum “MAMACITA”, lançado digitalmente em 29 de agosto e fisicamente nas lojas em 01 de setembro, dois anos após o lançamento anterior. O álbum não teve a participação de YeSung, que estava cumprindo seus deveres militares obrigatórios.
A versão física do álbum foi uma das mais vendidas de 2014, provando mais uma vez a popularidade do Super Junior ao redor do mundo como um dos principais nomes da onda Hallyu. O álbum ficou no topos de gráficos da Coreia, Taiwan e Hong Kong e também recebeu críticas positivas de críticos e até mesmo da Billboard americana.
Após o lançamento, o MV de “MAMACITA (Ayaya)” alcançou 1 milhão de visualizações no Youtube em menos de 8 horas e atingiu 2 milhões de visualizações em um dia. Para agradecer, o grupo realizou eventos especiais online e presenciais para os fãs.
A terceira turnê mundial do grupo, “Super Show 6” teve início em 19 de setembro em Seul, seguidos por mais dois concertos na cidade, marcando seu 100º concerto no dia 21 de setembro e com isso, Super Junior se tornou o primeiro artista coreano a realizar 100 concertos para a turnê “Super Show”.

2015: 10 ANOS DE SUPER JUNIOR

2015 foi um ano muito especial, tanto para o Super Junior quanto para o E.L.F., pois em novembro, o grupo completa 10 anos desde o seu debut.
Além de continuar com seus trabalhos individuais em diversas áreas da indústria do entretenimento, os membros do Super Junior também continuaram seus trabalhos em sub-units e outros.
Super Junior-D&E continuou suas promoções no Japão e lançou o mini-álbum “Present” em fevereiro e realizou sua segunda turnê “SUPER JUNIOR D&E THE 2nd JAPAN TOUR 201-PRESENT”. O duo também lançou “The Beat Goes On”, seu primeiro álbum coreano e realizou promoções em programa musicais, conquistando uma vitória no programa “Music Bank” de 20 de março com “Growing Pains”. A sub-unit também participou de um novo projeto da SM Entertainment intitulado “SUPER JUNIOR D&E JAPAN TOUR 2015 -Present- SURROUND VIEWING”, no qual um concerto da turnê foi exibido em um formato de visualização surround (estilo cinema) no Chile.
Em março, ShinDong e SungMin se alistaram para cumprir os 21 meses de serviço militar obrigatório como soldados da ativa. No mês de abril foi a vez do grupo projeto M&D, formado por HeeChul e Jungmo do The Trax, lançar o mini-álbum “家內手工業(가내수공업) – Cottage Industry”. A dupla produziu todo álbum e também realizou promoções em programas musicais.
Em 08 de julho, a SM Entertainment anunciou que YeSung iria retornar para o Super Junior para o novo lançamento do grupo.
Super Junior K.R.Y. também anunciou seu retorno em 2015 após a dispensa de YeSung do exército. A turnê “SUPER JUNIOR-K.R.Y. JAPAN TOUR 2015 -Phonograph” foi realizada nos meses de maio e junho com um total de 11 concertos em quatro cidades japonesas. O sub-grupo também anunciou o lançamento de seu novo single japonês intitulado “Join Hands” em 05 de agosto.
Super Junior encerrou sua turnê mundial “Super Show 6” com dois concertos de encore nos dias 11 e 12 em Seul, Coreia do Sul. Mesmos sendo anunciado como uma turnê mundial, muitos fãs ficaram bravos com a SM Entertainment, pois os concertos foram realizados apenas na Ásia. Os próprios membros do Super Junior explicaram para os fãs em algumas oportunidades que a turnê realmente seria realizada em outros continentes, porém, devido a conflitos de agenda, a turnê acabou sendo finalizada antes do esperado.
Em julho foi anunciado um lançamento especial para comemorar o aniversário de 10 anos do grupo. “Devil”, o álbum especial do Super Junior, foi lançado no dia 16 de julho para que DongHae, SiWon e EunHyuk pudessem participar das promoções do álbum com os demais membros antes de seu alistamento militar. Super Junior performou a canção-título “Devil” pela primeira vez durante o concerto de encore do “Super Show 6” em Seul. Além disso, o grupo performou quatro músicas do álbum, incluindo a canção-título “Devil”, “We Can”, “Don’t Wake Me Up” e “Alright” durante sua semana de promoções do álbum em programas musicais.
Em agosto, o grupo se apresentou no KCON 2015, o maior festival de K-pop realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, e venceu duas categorias – Melhor Artista Internacional e Melhor Fã-clube – na premiação “Teen Choice Awards”. No dia 20 do mesmo mês, KiBum, que estava em hiato do grupo desde 2009, anunciou o término de seu contrato com a SM Entertainment para seguir com sua carreira de ator.
Em 10 de setembro, a SM Entertainment anuncia o lançamento de “Magic”, a segunda parte do álbum especial do Super Junior, para seu 10º aniversário. “Magic” foi lançado em 16 de setembro como um agradecimento do Super Junior pelo amor e apoio dos ELF. O álbum contou com quatro novas canções: “Magic”, “You Got It”, “Dorothy” e “Sarang ♥”.
Em outubro, dois membros do Super Junior se alistaram no exército: EunHyuk no dia 13 como soldado da ativa e DongHae no dia 15 como policial recruta.
Em 06 de novembro, Super Junior comemorou seu 10º aniversário desde a seu debut e a SM Entertainment também anunciou a criação do Label SJ, um selo exclusivo para o Super Junior na agência para a gestão do grupo, produção de seus álbuns, sub-units e as atividades individuais dos membros.
Em 19 de novembro, SiWon também se alista como policial recruta.

2016: SUPER CAMP E ATIVIDADES INDIVIDUAIS


Super Junior começa o ano de 2016 com apenas 6 membros ativos: LeeTeuk, HeeChul, YeSung, KangIn, RyeoWook e KyuHyun. Os seis membros, além de Zhou Mi e Henry do Super Junior-M, continuaram focados em suas atividades individuais em programas de variedades na Coreia e China e lançamentos solos ao longo do ano.
Com os demais membros no exército, os integrantes se dedicaram as suas atividades individuais e eventos como o “Super Camp”, um encontro com os fãs onde os membros interagem com os fãs cantando algumas canções e realizando atividades como jogos. O primeiro “Super Camp” do ano foi realizado em Tóquio em 08, 09 e 10 de janeiro. No evento, os membros comentaram que RyeoWook e KyuHyun iriam lançar seus álbuns solos.
RyeoWook, YeSung e KyuHyun, os três vocalistas principais do grupo, fizeram lançamentos ao longo do ano. Em 04 de janeiro, a SM Entertainment confirma a estreia solo de RyeoWook com o álbum The Little Prince” e anuncia que RyeoWook fará sua primeira série de concertos solos “Ever Lasting Star – RyeoWook” para o projeto “The Agit” no SMTOWN Coex Artium. O debut solo de YeSung foi confirmado e em 19 de abril e ele lançou o mini-álbum “Here I Am”. Ele também anunciou sua série de concertos para o projeto “The Agit” intitulados “Sweet Coffee”.  Ainda em 2016, YeSung  anunciou sua primeira turnê solo no Japão, “Super Junior-YeSung Japan Tour 2016 ~BOOKS~” para o lançamento de seu primeiro single japonês “Ame nochi Hare no Sora no Iro” (Color Of The Clear Sky After Rain).
O evento “Super Camp” continuou sendo realizado nos meses de fevereiro e março, passando po Taiwan, China e Tailândia.
Em maio, KangIn entrou em hiato ao se envolver novamente em um acidente ao dirigir sob efeito de álcool. No dia 24 de maio, foi relatado que KangIn ingeriu álcool e acabou atingindo um poste de luz na frente a uma loja de conveniência. No mesmo dia, KangIn se entregou as autoridades para prestar esclarecimentos e foi afastado de suas atividades pela SM Entertainment para refletir sobre suas ações. Em 07 de setembro, KangIn foi julgado e condenado a pagar uma multa no valor de 7 milhões de Won.
Com o afastamento de KangIn das atividades do Super Junior, o alistamento militar de RyeoWook, antes agendado para junho, foi adiado para que ele pudesse cumprir a agenda do grupo com os demais membros. O “Super Camp” ainda foi realizado em Macau em 28 de maio e em Osaka em 10 e 11 de julho. O evento ainda seria realizado nos Estados Unidos e México em julho, porém foi realizado apenas no México, finalizando a turnê do “Super Camp”, mesmo com fãs de vários países, inclusive o Brasil, fazendo campanhas para receber o evento.
Ainda em maio, KyuHyun lançou seu primeiro single japonês, “Celebration”, e iniciou sua primeira turnê solo no país no mês seguinte, com um total de 16 concertos em 6 cidades diferentes para um público de 55.000 pessoas. Ele ainda anunciou que iria lançar mais um álbum solo no outono coreano, assim como seus lançamentos anteriores.
Em julho HeeChul também realizou seu primeiro fanmeeting solo na China e em julho também lançou “Goody Bag”, o segundo mini álbum do M&D, que mudou o nome para Kim HeeChul e Kim Jungmo.
LeeTeuk também esteve ativo como MC em diversos programas de variedades e realizou eventos solo. Em setembro, LeeTeuk também anunciou a sua saída do “Super Junior’s Kiss the Radio”, o “SuKiRa”, que ficou no ar por 10 anos com um membro do Super Junior na posição de DJ.
Ainda em julho, Zhou Mi anunciou seu comeback com o mini álbum “Whats Your Number?” e realizou apresentações em diversos programas musicais coreanos.
Super Junior ainda foi indicado para o “Teen Choice Awards” nas categorias de International Artist e Fandom como no ano anterior, mas desta vez acabou não vencendo.
Em agosto, KiBum assina com a agência Y Team Company e realiza fanmeeting solo na Tailândia. O outro ex-membro, Han Geng, também continuou sua carreira na China participando de diversas produções cinematográficas.
Em 11 de outubro, RyeoWook inicia seus deveres militares obrigatórios como soldado da ativa e após o treinamento, foi transferido para a banda militar.
Em novembro, KyuHyun lançou seu terceiro álbum coreano, “Waiting, Still”, e realizou concertos solos na Coreia. Em dezembro, KyuHyun anunciou o lançamento de seu primeiro álbum japonês, “One Voice”, e a sua segunda turnê no Japão, “Super Junior-Kyuhyun Japan Tour 2017 ~One Voice~”.

2017: O COMEBACK DO SUPER JUNIOR

2017 já começou com a notícia que os E.L.F. mais aguardavam: Super Junior planeja fazer o seu comeback no segundo semestre do ano, entre os meses de setembro e outubro, quando EunHyuk, DongHae e SiWon rertornarem após cumprir seus deveres militares obrigatórios.

Enquanto o grupo se prepara para o comeback, os membros continuaram com suas atividades individuais. LeeTeuk, HeeChul e ShinDong, que retornou do exército no final de 2016, continuaram como MCs e convidados em diversos programas de variedades. SungMin, que também foi dispensado do exército em 2016, anunciou a participação no musical “Boys Over Flowers”, YeSung participou do drama “Voice” recebendo muitos elogios por sua atuação e KyuHyun lançou seu primeiro álbum japonês, “One Voice” e começou sua nova turnê japonesa em fevereiro. Enquanto isso, KangIn continua afastado de suas atividades do grupo, sem confirmação se retorna para as atividades do grupo.

O alistamento militar de KyuHyun também está previsto para 2017, ainda sem data definida.


FONTE: Wikipedia e SUJUbr. Não retirar sem os devidos créditos.

Compartilhe