Como foi o ano de 2016 para o Super Junior e o que esperar para 2017?

Super Junior ficou em hiato em 2016, não realizando nenhum lançamento como grupo devido ao grande número de membros no exército. Com isso, o grupo focou em atividades individuais realizando poucas atividades em grupo e mostrou novamente suas habilidades em várias áreas do entretenimento, nas quais os membros foram muito elogiados.

Os seis membros, além de Zhou Mi e Henry do Super Junior-M, fizeram atividades individuais em programas de variedades na Coreia e China e fizeram seus lançamentos solos ao longo do ano. Com os demais membros no exército, Super Junior realizou o fanmeeting “Super Camp” e seus membros realizaram lançamentos solos tanto na Coreia como no Japão, fazendo também diversos concertos solos.

RyeoWook e YeSung iniciaram sua carreira solo, enquanto KyuHyun, Zhou Mi e HeeChul retornaram com novos álbuns solo ou projetos como o M&D (agora com o nome de Kim HeeChul & Kim Jungmo ). Houve também lançamentos no “Station” com membros do Super Junior, com destaque para “Sweet Dream” com HeeChul, que ficou no topo dos charts coreanos. Em relação aos ex-membros do Super Junior, KiBum assinou com a agência Y Team Company e realizou fanmeetings, continuando com foco em sua carreira de ator. Han Geng, também continuou sua carreira na China participando de diversas produções cinematográficas.

Tivemos noticias trites: Em maio, KangIn entrou em hiato ao se envolver novamente em um acidente ao dirigir sob efeito de álcool. Ele foi julgado e condenado a pagar uma multa no valor de 7 milhões de Won, aproximadamente 6.400 dólares e até o momento ainda não foi anunciado quando ele se juntará novamente ao Super Junior. Em setembro, LeeTeuk anunciou a sua saída do “Super Junior’s Kiss the Radio”, o “SuKiRa”, que ficou no ar por 10 anos com um membro do Super Junior na posição de DJ.

E é claro que para deixar os fãs ainda mais tristes, teve alistamento e anuncio do próximo (e último) alistamento no Super Junior. RyeoWook se alistou como soldado da ativa e foi anunciado que KyuHyun irá se alistar no primeiro semestre de 2017, ainda sem data definida.

E o que nós podemos esperar para 2017?

Os membros já disseram em várias oportunidades: SUPER JUNIOR FARÁ COMEBACK EM 2017!!

Com a dispensa militar de ShinDong e SungMin no final de 2016 (e com atividade já programada como o fanmeeting da Lotte Duty Free) e a volta de EunHyuk, DongHae e SiWon no próximo ano, Super Junior poderá realizar seu comeback entre os meses de setembro e outubro, segundo o líder LeeTeuk.

LeeTeuk também já comentou que o Super Junior poderá dar início a turnê “Super Show 7” logo em seguida, o que deixa os fãs do grupo em todo mundo esperançosos para ver o grupo novamente em um show.

A SM Entertainment divulgou seus planos para 2017 dizendo que com a volta do TVXQ e Super Junior, o line up dourado da agência voltará a brilhar, ainda com os lançamentos dos outros grupos muito aguardados por fãs em todo o mundo também.

É provável que os membros continuem fazendo lançamentos solos também como Henry, que tem dado mostrado que está trabalhando em um novo álbum.

E então, o que mais você espera do Super Junior em 2017?

SUJUbr