Em entrevista, LeeTeuk fala sobre superar dificuldades como líder de equipe e mais

LeeTeuk participou de uma entrevista para o News1 Korea para falar sobre sua vida como líder do Super Junior.

Ele debutou em 2005 como membro do Super Junior. Ser o líder do primeiro grupo do país com tantos membros não foi fácil, mas ele se mantém firmemente o cargo há 15 anos.

Primeiro, LeeTeuk falou sobre sua vida. Ele compartilhou: “Eu sempre participei de programas de TV e recentemente iniciei meu próprio canal no YouTube. Estou enviando conteúdo do tipo rádio chamado ‘Leeteuk’s Kiss the YouTube’. Sob o conceito de ‘O local de descanso de almas cansadas’, leio histórias recebidas por e-mail, cozinho e faço mukbang (transmissão de comida). O plano era fazer uma transmissão ao vivo uma vez por semana, mas a resposta foi melhor do que o esperado, por isso estou fazendo isso diariamente. Minha rotina diária é acordar de manhã, passear com meu cachorro, fazer exercícios e fazer ‘Leeteuk’s Kiss the YouTube'”.

Quando perguntado sobre como ele se tornou o líder do Super Junior, LeeTeuk respondeu: “Recebi o papel de líder porque sou o mais velho do grupo. Antes do Super Junior ser formado, eu estava me preparando para minha estreia com um grupo de cinco membros chamado Smile, do qual também era o líder. A posição também tinha um pouco de pressão na época, e fiquei preocupado quando tive que liderar ainda mais membros. No começo, eu disse que não poderia fazer isso. O atual CEO da SM Entertainment, Tak Young Joon, que era gerente na época, me incentivou a contar muitas histórias e me tornei o líder porque estava desesperado para fazer minha estreia. Esse foi o começo. Depois de me tornar um líder, pude fazer bem meu trabalho, porque há muitas pessoas ao meu redor que me ajudam. Os membros também fizeram muito por mim. ”

Ele continuou a falar sobre a posição de líder, dizendo: “Liderar a equipe estava pressionando. Certa vez, Ryeowook teve que aprender a coreografia dois dias depois de ingressar no grupo como novo trainee e, quando fomos avaliados, ele cometeu erros em algumas partes. Fomos muito repreendidos, ouvindo coisas como: ‘Se esta performance fosse para uma transmissão, seria um negócio sério’. A empresa estava nos preparando para o futuro, porque teríamos que nos preparar para apresentações mais rapidamente após nosso debut. Eu refleti muito em mim mesmo depois que fui repreendido. Eu só poderia estrear se me tornasse um ‘profissional’, então senti a pressão, o desejo e o trabalho duro”.

LeeTeuk também falou sobre as diferenças entre ser um líder antes e agora. Ele disse: “Quando eu era um novato, estava realmente cheio de energia. Sempre que íamos à emissora, eu sempre levava os membros para cumprimentá-los e me apresentar com muita energia. Eu era um novato com absolutamente nada, então estava cheio de energia positiva. Então, fiquei mais assustado depois de conseguir mais e mais coisas com o Super Junior. Eu estava preocupado que, se algo desse errado, isso danificaria a equipe. Não será fácil voltar, se você for atingido. É por isso que sou mais cauteloso agora do que no debut”.

O entrevistador perguntou se os membros agora se cuidam profissionalmente, em vez de seguir o líder, porque eles estão ativos há muito tempo. Com uma risada, ele respondeu: “Acho que o público sabe muito sobre nós agora. Não apenas o Super Junior cresceu como uma marca, mas o conteúdo criado pelos membros individualmente. Graças a isso, todo mundo está fazendo sua própria parte, e agora as coisas vão bem, mesmo que eu não cuide disso. Por outro lado, me sinto triste. Os pais dizem que se sentem orgulhosos e tristes quando criam seus filhos e os casam. É assim.”

LeeTeuk falou sobre o que ele faz como líder agora. Ele disse: “Agora, posso imaginar o futuro do grupo. Eu penso muito sobre o que fazer para fazer o Super Junior durar muito e o que fazer nos próximos cinco a dez anos. Eu especialmente pensei muito sobre isso nas forças armadas. Pensei em criar o Label SJ e participei do projeto do nosso lightstick. Tenho preocupações mais avançadas do que antes”.

Ele também refletiu sobre os obstáculos do passado, dizendo: “Coisas infelizes aconteceram quando estávamos no nosso clímax. Eu até chorei sem parar no dormitório. Olhando para trás, no entanto, coisas grandes e pequenas aproximaram a equipe. Uma vez em uma cerimônia de premiação, eu disse: ‘Ondas perigosas formam barqueiros fortes’. Acho que essa história representa o Super Junior. Mais tarde, quando tivermos a chance, eu gostaria de subir ao palco com todos os 13 membros. Claro, isso é apenas se não houver membros que se oponham. Como líder, os membros atuais são os mais preciosos”.

Por fim, LeeTeuk compartilhou como o Super Junior resolve desentendimentos. Ele explicou: “Ainda existem diferenças porque todos os membros têm personalidades distintas e opiniões fortes. Geralmente, decidimos por maioria de votos, mas quando as coisas não são resolvidas, conversamos muito para resolver o problema.”

Ele acrescentou: “Há uma história relacionada às letras de ‘Mamacita’. O diretor Yoo Young Jin escreveu a letra da música, e os membros expressaram seu desejo de mudar algumas das letras. Então ele aceitou o nosso pedido e os mudou, mas os membros tinham outro pedido. No entanto, a autoridade absoluta pertence ao criador da música, então concordamos que pode ser rude darmos nossas opiniões ainda mais. Após a discussão, a música foi concluída metade das letras do diretor e metade das letras que queríamos. É assim que tentamos reunir nossas opiniões.”

Ao falar sobre o amor dos E.L.F., LeeTeuk disse: “Eu realmente respeito nossos fãs. Não é fácil ser um fã ativo. Os fãs compram álbuns, tiram fotos de onde quer que vamos, eles vêm para eventos de fãs, eles vêm para shows na Coreia e no exterior, eles votam em nós trabalhamos duro para deixar comentários em nosso conteúdo. Enquanto estudam na escola ou trabalham, eles se dedicam a essas tarefas árduas há muitos anos. É impossível sem o amor verdadeiro como fã. Alguns gostaram de nós no começo e depois perdeu o interesse após o tempo, mas eles ainda nos amam depois de tantos anos e isso é incrível. É só por causa da E.L.F que podemos brilhar no palco. Obrigado por sempre torcendo por nós.”

Sobre o Super Junior se juntar ao grupo de artistas lendários de longa data como o Shinhwa e ser nomeado como modelo para ídolos de hoobae, LeeTeuk comentou: “Temos um longo caminho a percorrer antes de alcançarmos os Shinhwa-hyungs. Eles são pessoas ainda mais incríveis que nós. Estou agradecido por muitos ídolos de hoobae nos nomearem como modelos. No entanto, seria ótimo se eles falavam um pouco mais abertamente (Risos)”.

News1 Korea | Soompi